Movimentos diferentes lutam por transparência em Japeri.

SEPE,MBL e Mobiliza Japeri buscam o Orçamento Participativo

Movimentos diferentes lutam por transparência em Japeri.

SEPE de Japeri exige cumprimento de pautas por lei, como recomposição salarial e adicional de insalubridade que apesar de aprovadas, a Prefeitura de Japeri não atendeu ainda.

O MBL busca expandir seu movimento em Japeri com seus projetos, ideias e ações sociais alinhadas ao liberalismo mas não consegue acesso às informações e se depara com a falta de transparência da gestão pública do município.

O Mobiliza Japeri, movimento que busca a modernização da gestão pública da cidade se depara com a lentidão dos seus projetos por conta da política local.

Movimentos ideologicamente diferentes tentam modernizar o serviço público, trazer infraestrutura e promover liberdade política e econômica para a cidade. Onde falta transparência dos gastos públicos e represálias a opositores.

Entre as estratégias adotadas destacam-se a pressão por mudanças legislativas relacionadas à transparência e cumprimento das leis já estabelecidas. E é pauta comum o Orçamento Participativo.

O orçamento participativo é uma prática já adotada em diversas cidades ao redor do mundo, e sua eficácia tem sido comprovada na promoção da participação popular nas decisões orçamentárias, engajamento cívico e no combate à corrupção. A ideia central é que os cidadãos tenham o direito de participar ativamente na definição e na priorização dos gastos públicos, garantindo que as necessidades da maioria sejam atendidas e que os recursos sejam utilizados de maneira transparente e eficiente.

O coronelismo, um fenômeno historicamente enraizado no Brasil, caracteriza-se pelo controle político de regiões inteiras por figuras de poder local. Estes detêm o poder político, econômico e social, perpetuando um sistema de favorecimento pessoal e clientelismo, em detrimento do interesse público. A situação é agravada pela falta de transparência dos gastos públicos, o que dificulta a fiscalização e facilita a corrupção. Onde a falta de transparência e a concentração de poder são persistentes obstáculos para o desenvolvimento e a igualdade.

Por Jornal da República em 29/11/2023
Aguarde..