Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A ciência não para de buscar técnicas e métodos para o tratamento de diversos problemas, inclusive os transtornos mentais. Embora o uso de tratamentos clássicos como o uso de medicamentos psiquiátricos e a psicoterapia sejam protocolos bem estabelecidos, nem sempre essas opções são viáveis para todas as pessoas.
Uma outra maneira atualmente usada para o tratamento de uma série de transtornos é a neuromodulação. Atualmente, existem algumas técnicas aprovadas pela Anvisa para determinados transtornos.
Em entrevista ao programa Saúde e Você da Band, a Neurocirurgiã Funcional Especialista em dor, Dra. Catarina Couras e a Dra. Laura Barros, Especialista em Acupuntura Médica e dor, falaram sobre o assunto.
“A neuromodulação usa o princípio do estímulo das células nervosas e assim modificar o processamento da informação que chega até o cérebro”, explica a Dra. Catarina. Ela aponta também que existem vários tratamentos que podem ser feitos com a neuromodulação. “O implante do eletrodo modular consiste numa técnica onde é colocado na coluna, um eletrodo, que é um chip, que pode ser feito por uma técnica percutânea”, comenta a especialista.
Atualmente, existem diversas técnicas de neuromodulação que auxiliam pacientes com problemas que não podem ser tratados por meio de medicamentos ou cirurgias. Por agir no sistema nervoso, a neuromodulação pode ser usada para tratar uma infinidade de problemas neurológicos e psiquiátricos, sendo que sua indicação depende muito da técnica utilizada e das necessidades do paciente.
De acordo com a Dra. Laura Barros, um dos principais benefícios do implante do chip é o alívio da dor. “É indicado especialmente para pessoas que sentem muita dor, isso trará uma qualidade de vida melhor, aliviando a dor, possibilitando que a pessoa ande, vá ao supermercado, ao shopping, sem sentir dor, além de melhorar também o humor”, aponta a especialista.
A entrevista na íntegra está no canal do Saúde e Você/Duda Rodrigues no YouTube.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!