Niterói lança consulta pública para implementar a Lei Paulo Gustavo na cidade

Pesquisa é voltada para artistas niteroienses maiores de 18 anos. Para participar, basta acessar a plataforma Colab

Niterói lança consulta pública para implementar a Lei Paulo Gustavo na cidade

Nesta quinta-feira (4), dia em que a morte do ator Paulo Gustavo completa 2 anos, a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas (SMC), lança uma consulta pública para implementação na cidade da Lei Federal Paulo Gustavo. O valor previsto do repasse do Governo Federal para Niterói pela Lei é de R$ 3,8 milhões. A consulta pública servirá para levantamento de indicadores enquanto a SMC aguarda a regulamentação federal.

Qualquer artista morador da cidade e maior de 18 anos pode participar, basta acessar o Colab e preencher o formulário disponível na plataforma até o dia 15 de maio. Também é possível acessar a pesquisa pelo link: consultas.colab.re/leipaulogustavo. A consulta traz questões como em qual modalidade o artista gostaria de participar em relação à lei e também sobre experiências com editais públicos de cultura. O objetivo é que os artistas de Niterói possam participar da construção das bases da política cultural da cidade declarando suas demandas para a garantia de uma política cultural ampla e representativa.

A secretária das Culturas de Niterói, Júlia Pacheco, lembra a importância do humorista para a cultura e para a cidade.

“Paulo Gustavo elevou o patamar do humor no Brasil, legitimou a importância do riso, da diversidade, do amor e do respeito na vida das pessoas. A vida e a obra de Paulo sintetizam o espírito niteroiense que queremos valorizar. Nossa gestão quer elevar o patamar das políticas de cultura para a cidade, ampliar a participação popular, fortalecer os trabalhadores da cultura e juntos potencializarmos a elaboração e a execução das políticas de cultura, garantindo as bases do direito à cultura para todos”, afirma Júlia.

O resultado da consulta servirá como base para a construção do Plano de Ação a ser implementado na execução da Lei Federal em Niterói, colaborando para a criação dos modelos, formatos e categorias a serem executados através dos mecanismos de financiamento previstos na Lei.

O humorista niteroiense faleceu aos 42 anos em decorrência de complicações da Covid-19 e deixou o país de luto com a perda de um dos maiores nomes da comédia nacional. A Lei Paulo Gustavo autoriza o repasse de cerca de R$ 3,8 bilhões de recursos federais a estados e municípios para o fomento de atividades culturais. A finalidade da Lei é atenuar os prejuízos acumulados pelo setor cultural ao longo da pandemia.

 

Fotos: Arquivo / Berg Silva 

 

Por Jornal da República em 08/05/2023
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Prefeitura do Rio lança o Cartão Move-Mulher
31 de Agosto de 2021

Prefeitura do Rio lança o Cartão Move-Mulher

Deputado Hélio Lopes e a vergonha que os bolsonaristas não se cansam de passar
02 de Novembro de 2023

Deputado Hélio Lopes e a vergonha que os bolsonaristas não se cansam de passar

Justiça decreta prisão preventiva de Rogério de Andrade
05 de Agosto de 2022

Justiça decreta prisão preventiva de Rogério de Andrade

PSD de Eduardo Paes define apoio à Dimas Gadelha em São Gonçalo
15 de Março de 2024

PSD de Eduardo Paes define apoio à Dimas Gadelha em São Gonçalo

Aguarde..