Níveis de colesterol no mundo. Os sucos mais indicados para baixar o colesterol

Níveis de colesterol no mundo. Os sucos mais indicados para baixar o colesterol

Os níveis do colesterol estão aumentando nos países não desenvolvidos ou em desenvolvimento, enquanto por incrível que possa parecer, esses níveis de colesterol diminuíram nos mais ricos, segundo estudo recente publicado na revista Nature pelo Dr. Majid Ezzati, professor e presidente de Saúde Ambiental do Imperial College London, no Reino Unido.

Foram revistas mais de 1.000 pesquisas científicas que analisaram os níveis de todas as gorduras (lipídios) no sangue em mais de 100 milhões de adultos de todo o mundo. Os surpreendentes resultados mostram que entre 1980 e 2018, a prevalência de não-HDL do colesterol caiu em países desenvolvidos, enquanto aumentou nas nações de baixa e média renda.

“Esse fato deveu-se mudanças na dieta - especialmente o equilíbrio entre gorduras saturadas / gorduras trans e gorduras não saturadas além de como e quanto do tratamento com medicação é usado", disse Ezzati.

Os sucos de frutas naturais são excelentes aliados para ajudar a baixar o colesterol mau, o LDL, e diminuir o risco de doenças cardiovasculares, desde que acompanhado por uma dieta saudável e equilibrada.

Os sucos mais indicados para controlar o colesterol no sangue devem ser preparados com frutas frescas e com casca e devem, preferencialmente, ser ingeridos logo após o seu preparo porque este cuidado garante uma maior quantidade de nutrientes.

Para garantir que a concentração do colesterol diminua no sangue, além de tomar 1 dos sucos durante 3 meses, é importante diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura e industrializados, além de praticar algum tipo de atividade física pelo menos 3 vezes por semana por 30 a 60 minutos. Segue a lista dos melhores sucos para ajudar a controlar o colesterol no sangue:

1. Suco de uva

O suco de uva possui resveratrol, que é um fitonutriente que possui propriedade antioxidante, anti-inflamatória e antiplaquetária, evitando a oxidação do LDL e prevenindo alterações nos níveis de colesterol.

2. Suco de laranja com berinjela

O suco de laranja com berinjela é também uma ótima opção para controlar o colesterol, isso porque esse suco é rico em fibras solúveis, antioxidantes, polifenóis e saponinas, que ajudam a reduzir o colesterol LDL.

3. Suco de goiaba

A goiaba é uma fruta rica em pectina e fibras solúveis que ajudam a controlar os níveis de colesterol, prevenir a oxidação do LDL e o seu acúmulo nos vasos. Além disso, as fibras da goiaba ajudam a diminuir a absorção do colesterol no intestino e o que não é absorvido é eliminado através das fezes.

4. Suco de melancia

O suco de melancia contém licopeno, arginina e citrulina que são antioxidantes que protegem as artérias dos danos do colesterol LDL, além de diminuir o risco de formação de placas de gordura.

5. Suco de romã

A romã possui compostos fenólicos com ação anti-inflamatória que inibe a produção de óxido nítrico que está envolvido no aumento do colesterol.

6. Suco de maçã

A maçã é rica em fibras, vitamina C e compostos fenólicos que ajudam na diminuição da absorção do colesterol pelo fígado, sendo eliminado nas fezes, reduzindo assim o colesterol LDL e o colesterol total.

7. Suco de tomate

O suco de tomate é rico em potássio, que atua na transmissão dos impulsos nervosos cardíacos e no transporte de nutriente para o interior das células, e também é rico em licopeno, que diminui o colesterol ruim.

8. Suco de abacaxi

O suco de abacaxi é rico em fibras solúveis e vitamina C, o que ajuda a controlar os níveis de colesterol e a evitar que sejam formadas placas de gordura nos vasos.

Colesterol alto

Para baixar o colesterol LDL e melhorar os níveis de colesterol total e HDL, além de consumir um desses sucos, é importante seguir a orientação do médico além de seguir uma alimentação adequada, diminuindo o consumo de alimentos ricos em gordura e os industrializados, além de praticar algum tipo de atividade física, pelo menos, 3 vezes por semana. Os exercícios devem ser realizados durante cerca de 1 hora e devem ser o suficiente para aumentar a frequência cardíaca, levando ao emagrecimento.

Quando o colesterol total está muito alto, acima de 200 mg/dL ou quando não há modificação dos valores após 3 meses de dieta e exercícios, o cardiologista pode prescrever remédios para controlar o colesterol, mas seu uso também não exclui a necessidade de uma alimentação adequada e dos exercícios para prevenir eventos como infarto ou AVC, por exemplo. (Imagem TNH1).

 

PALOMA RODRIGUES – Digital Analys- influencer, Nutricionista,   formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO,   jornalista e diretora de Finanças da   Associação  Nacional e Internacional  de Imprensa - ANI 

 

 *Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Tribuna da Imprensa Digital e é de total responsabilidade de seus idealizadores. 

Por em 07/06/2021
Aguarde..