Noite de Gala no Palácio Tiradentes: Alerj Homenageia Cláudio Magnavita e os 123 Anos do Correio da Manhã

Exposição "O Registro Factual da História" Exibe Primeiras Páginas Emblemáticas do Jornal no Palácio Tiradentes

Noite de Gala no Palácio Tiradentes: Alerj Homenageia Cláudio Magnavita e os 123 Anos do Correio da Manhã

Alerj Reconhece Importância do Jornalismo com Homenagens a Cláudio Magnavita e ao Correio da Manhã

Nesta quinta-feira, 20 de junho, o Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), foi palco de duas importantes celebrações para o jornalismo fluminense. Como diria o saudoso Roberto Marinho, fundador do Grupo Globo, "o jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter".

Em primeiro lugar, o jornalista Cláudio Magnavita recebeu a Medalha Tiradentes, a mais alta honraria concedida pela Alerj. Magnavita, com sua trajetória dedicada à informação e à defesa da liberdade de imprensa, é um símbolo da luta por um jornalismo ético e comprometido com a verdade. Como disse o escritor Albert Camus, "a imprensa livre pode ser boa ou má, mas, sem liberdade, a imprensa nunca será outra coisa senão má".

Logo após a solenidade, foi inaugurada a exposição "O Registro Factual da História", que celebra os 123 anos do Correio da Manhã, um dos jornais mais influentes da história do Rio de Janeiro.

A mostra reúne as primeiras páginas emblemáticas do periódico, que testemunhou e registrou momentos cruciais da história fluminense e brasileira. Afinal, como dizia o jornalista Millôr Fernandes, "a imprensa é a vista da nação. Por ela é que a nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alvejam, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que a ameaça".

O presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar, foi o anfitrião desses dois eventos que reuniu o mundo político fluminense. Parlamentares, prefeitos, dirigentes empresariais e formadores de opinião, evidenciando a importância dessas homenagens para a sociedade do Rio de Janeiro. Como disse o poeta Mário Quintana, "a liberdade é como a manhã. Algumas pessoas esperam por ela, mas há quem se levante e caminhe na sua direção".

Essas celebrações reforçam o papel essencial do jornalismo na construção e na defesa da democracia. Como afirmou o jornalista Vladimir Herzog, "o jornalista é, antes de tudo, um cidadão. E, como tal, deve lutar para que a sociedade seja justa e humana".

*Por Ralph Lichotti - Advogado e Jornalista, Foi Sócio Diretor do Jornal O Fluminense e acionista majoritário do Tribuna da Imprensa, Secretário Geral da Associação Nacional, Internacional de Imprensa - ANI, Ex-Presidente da Comissão de Sindicância e Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa - ABI - MTb 31.335/RJ

Notícias exclusivas e ilimitadas

O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!

Entre para os nossos grupos de WhatsApp CLIQUE AQUI PARA ENTRAR, nossas Redes Sociais Facebook, Instagram, Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.

#CláudioMagnavita #CorreioDaManhã #MedalhaTiradentes #Alerj #RodrigoBacellar #LiberdadeDeImprensa #Jornalismo #Democracia #HistóriaDoRio #Política

 

 

Por Jornal da República em 21/06/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

75° aniversário da Independência de Israel foi celebrada na Plenária do Senado
18 de Maio de 2023

75° aniversário da Independência de Israel foi celebrada na Plenária do Senado

Renato Russo ganha homenagem em rua eternizada pela bossa-nova
29 de Julho de 2023

Renato Russo ganha homenagem em rua eternizada pela bossa-nova

AIEB BRASIL promoveu o 14° Encontro de Autoridades no hotel Mont Blanc
07 de Outubro de 2022

AIEB BRASIL promoveu o 14° Encontro de Autoridades no hotel Mont Blanc

Dia de Finados tem pedidos de paz no Cemitério da Penitência no Rio
02 de Novembro de 2023

Dia de Finados tem pedidos de paz no Cemitério da Penitência no Rio

Aguarde..