NOTA DE REPÚDIO DA CÂMARA BRASIL-ISRAEL DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA DO RIO DE JANEIRO

NOTA DE REPÚDIO DA CÂMARA BRASIL-ISRAEL DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA DO RIO DE JANEIRO

À Sociedade Brasileira, às Autoridades Competentes, e à Comunidade internacional,

A CAMBICI - CÂMARA BRASIL-ISRAEL DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA DO RIO DE JANEIRO, vem à público, manifestar a sua indignação e repúdio, diante da declaração do Ministro da Defesa do Brasil, José Múcio Monteiro Filho, nos seguintes termos:

“A questão diplomática interfere na Defesa. Houve agora uma concorrência, uma licitação.Venceram os judeus, o povo de Israel, mas por questões da guerra, o Hamas, os grupos políticos, nós estamos com essa licitação pronta, mas por questões ideológicas não podemos aprovar. O TCU não permitiu dar ao 2o colocado e nós estamos aguardando que essas questões passem para que a gente possa se defender”.

Tal afirmação configura uma atitude de discriminação inaceitável, que fere os princípios legais e constitucionais, os valores democráticos e o respeito à diversidade.
Brasil e Israel mantém, há décadas, uma relação de comércio e cooperação internacional sólida e mutuamente benéfica, baseada no respeito e na confiança.

Qualquer ação que promova a exclusão de empresas de processos licitatórios com base em questões “ideológicas” contraria os princípios, que sempre nortearam a parceria entre as duas nações.

O Brasil é um país que se orgulha de sua diversidade e de seu compromisso com a igualdade.

O antissemitismo, sob qualquer forma, é um ataque não só à Comunidade Judaica, mas à própria essência da convivência democrática.
Esperamos que os fatos mencionados sejam devidamente esclarecidos pelas autoridades competentes e reforçamos nossa confiança nos valores democráticos que sustentam nossa sociedade.

Atenciosamente,
Claudio Goldemberg
Presidente
 

Por Jornal da República em 09/10/2024
Aguarde..