Nova Iguaçu avança em projeto para construir piscinões e reduzir enchentes

Nova Iguaçu avança em projeto para construir piscinões e reduzir enchentes

 Nova Iguaçu deu mais um passo para minimizar os impactos das chuvas intensas que atingem a cidade. Na manhã da última sexta-feira (31), o prefeito Dudu Reina reuniu-se com o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Adilson Faria, e representantes da Light para discutir a construção de caixas de retardo, conhecidas como piscinões, que podem armazenar grandes volumes de água e reduzir o risco de alagamentos.

O encontro aconteceu no terreno da Light localizado na Rua Coronel Bernardino de Melo, ao lado do Viaduto Dom Adriano Hipólito, no bairro da Luz. O local é considerado estratégico para a construção do primeiro reservatório do projeto municipal. Também participaram da reunião a assessora de Projetos Especiais, Cleide Moreira, e os secretários municipais de Infraestrutura, Paulo César de Souza, e de Agricultura e Meio Ambiente, Edgar Martins.

“Precisamos da autorização da Light para viabilizar a construção dos piscinões. Por isso, estamos dialogando com o corpo técnico da concessionária para avançar no estudo de viabilidade elaborado pela PUC-RJ. Essas estruturas serão fundamentais para reduzir os impactos das chuvas, enquanto seguimos cobrando a execução do Projeto Iguaçu pelos governos Estadual e Federal”, afirmou Dudu Reina.

A prefeitura vem trabalhando há três anos no planejamento dos piscinões, mas a execução do projeto depende da liberação do terreno pela Light. Durante o encontro, o município apresentou uma proposta à concessionária para alinhar interesses e chegar a um acordo.

Seis piscinões ao longo da Via Light

A proposta prevê a construção de seis piscinões ao longo da Via Light, com a primeira unidade localizada ao lado do Viaduto Dom Adriano Hipólito. Essas estruturas servirão para reter temporariamente a água da chuva, evitando que grandes volumes escoem diretamente para o Rio Botas, o que ajudaria a reduzir sua elevação e os riscos de transbordamento.

“Essas áreas vão receber e armazenar a água das chuvas para que o escoamento ocorra gradualmente pelo rio, reduzindo a pressão sobre seu leito e minimizando as inundações”, explicou a assessora de Projetos Especiais, Cleide Moreira.

Canalização do Rio Botas e o Projeto Iguaçu

Enquanto busca viabilizar os piscinões, a Prefeitura de Nova Iguaçu segue investindo em outras ações para mitigar as enchentes. Entre as medidas já realizadas está a canalização do Rio Botas, que incluiu o alargamento da calha de sete para 14 metros e o aumento da profundidade de 1,5 para 3 metros em um trecho de 1,2 km entre Ouro Preto e Comendador Soares.

A obra envolveu a remoção de quase 400 construções irregulares às margens do rio, com a realocação de 335 famílias para novas moradias e o ressarcimento de outras 61. Além disso, a prefeitura realiza constantemente a limpeza de rios, canais e bueiros para minimizar os impactos das chuvas.

Entretanto, para que a canalização do Rio Botas seja plenamente eficiente, é essencial a implementação do Projeto Iguaçu, um plano de grande escala orçado inicialmente em R$ 1 bilhão. O projeto prevê a construção de barragens e reservatórios para evitar transbordamentos e necessita do apoio dos governos estadual e federal para sair do papel.

Se concretizado, o Projeto Iguaçu beneficiará cerca de três milhões de pessoas em seis municípios da Baixada Fluminense, abrangendo desde o deságue na Baía de Guanabara, em Duque de Caxias, até Belford Roxo e Nova Iguaçu.

A expectativa agora é que as negociações entre a Prefeitura de Nova Iguaçu e a Light avancem para que os piscinões possam ser construídos e ajudar na redução dos alagamentos que tanto afetam a cidade.

Fonte: Prefeitura de Nova Iguaçu 

Por Jornal da República em 01/02/2025
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Metralharam carro do ex-governadores Antony Garotinho e Rosinha e seguranças revidam
04 de Novembro de 2023

Metralharam carro do ex-governadores Antony Garotinho e Rosinha e seguranças revidam

Estado emite primeira Licença Ambiental Comunicada em 24 horas
16 de Novembro de 2021

Estado emite primeira Licença Ambiental Comunicada em 24 horas

Nivea Locatelli destaca a importância do Primeiro Encontro Nacional de Celeridade Processual da OAB para a advocacia brasileira
15 de Dezembro de 2023

Nivea Locatelli destaca a importância do Primeiro Encontro Nacional de Celeridade Processual da OAB para a advocacia brasileira

Secretaria de Trabalho divulga mais de 2,4 mil vagas em várias regiões do RJ
08 de Fevereiro de 2022

Secretaria de Trabalho divulga mais de 2,4 mil vagas em várias regiões do RJ

Aguarde..