Nova lei facilita retomada de carros por inadimplência, explica especialista

Nova lei facilita retomada de carros por inadimplência, explica especialista

Com a Inadimplência voltando a subir no Brasil, chegando a atingir 67,18 milhões de brasileiros, o especialista em Direito do Consumidor, Thacísio A. Rio indica que neste novo cenário, a negociação se tornou crucial.

A inadimplência voltou a subir no Brasil em março de 2024. O número de inadimplentes no país teve um pequeno aumento em comparação com com março de 2023 e atinge 67,18 milhões de brasileiros. O Indicador realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgado no dia 15 de abril, aponta que quatro em cada dez brasileiros adultos (40,89%) estavam negativados em março de 2024. Na comparação com o mesmo período de 2023, o indicador apresentou crescimento de 2,67%. Já na passagem de fevereiro para março de 2024, o número de devedores cresceu 0,89%.

Ainda de acordo com o levantamento, cada negativado deve, em média, R$ 4.397,99 na soma de todas as dívidas. Destacando?se a evolução das dívidas com o setor de Água e Luz com crescimento de 10,85%, seguido de Bancos (5,51%), que incluem, por exemplo, dívidas como financiamento de veículos e/ou empréstimos com o uso de automóveis como garantia, que estão entre os que mais pesam no bolso do consumidor. O que, segundo o advogado especialista em Direito do Consumidor, Thacísio A. Rio, acende um novo alerta aos devedores, já que a Lei 14.711/2023 trouxe a possibilidade da busca e apreensão do veículo ser realizada no próprio Registro de Títulos e Documentos, afastando a obrigatoriedade de intervenção do Poder Judiciário para reaver o bem objeto da garantia. O processo judicial será facultativo. 

“No caso de uso de veículos como garantia, os cartórios agora poderão expedir mandados de busca e apreensão extrajudicial, ao qual, também podem transmitir essas informações para outros órgãos competentes, como o DETRAN, a Polícia Militar, Guarda Municipal, entre outros. Para que todo este procedimento aconteça, o DEVEDOR receberá uma notificação, que será enviada preferencialmente pelo endereço de e-mail informado no ato da assinatura do contrato. Ao receber, o DEVEDOR terá três dias para confirmar o recebimento. Caso este prazo não for cumprido, receberá a notificação por via postal. Lembrando que neste último caso não é preciso da confirmação da assinatura para dar prosseguimento”, explica Thacísio. 

E continua: “A partir daí, o DEVEDOR terá um prazo de 20 dias para pagar voluntariamente ou apresentar documentos comprobatórios de que a dívida cobrada está errada. Caso contrário, o veículo será apreendido, dando a ele apenas o prazo de cinco dias corridos para pagar toda a dívida, acrescido de multa de 5% mais os encargos legais”, acrescentou, alertando que com a nova lei em vigor, é preciso estar sempre atento ao e-mail, para evitar “surpresas”, já que agora não terão mais o ato de pesquisa de busca apreensão, que seria o tribunal.

“Desta forma, a negociação dessas dívidas tornou-se crucial para resolver o problema. E para isso, é indicado sempre o auxílio de uma assessoria de advogados que podem oferecer segurança jurídica, suporte e melhores acordos. Porque quando é realizada de forma independente, pode ser um desafio para o devedor, que muitas vezes não possui familiaridade com os termos e condições envolvidos. Além disso, a pressão emocional e a falta de experiência podem levar a acordos menos favoráveis” indica o especialista.

Currículo: Thacísio A. Rio é advogado formado pela Universidade Cândido Mendes, com pós graduação em Direito do Consumidor, na mesma instituição. E Pós Graduação em Direito Civil, pela Ebradi. graduação em Direito do Consumidor, na mesma instituição. E Pós Graduação em Direito Civil, pela Ebradi.

Fonte: https://site.cndl.org.br/inadimplencia-cresce-e-atinge-6718-milhoes-de-consumidores-aponta-cndlspc-brasil/

 

 

Por Jornal da República em 22/04/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Maricá intensificará fiscalizações contra venda de terrenos e obras irregulares
10 de Março de 2023

Prefeitura de Maricá intensificará fiscalizações contra venda de terrenos e obras irregulares

Cartão Recomeçar será distribuído em Meriti
13 de Junho de 2024

Cartão Recomeçar será distribuído em Meriti

Carnafolia deve ser declarada patrimônio cultural de natureza imaterial
02 de Maio de 2023

Carnafolia deve ser declarada patrimônio cultural de natureza imaterial

Quaquá vai nomear dez vereadores para o secretariado e ampliar a bancada de mulheres
07 de Novembro de 2024

Quaquá vai nomear dez vereadores para o secretariado e ampliar a bancada de mulheres

Aguarde..