Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O novo reitor da Uerj, Mário Sérgio Carneiro, tomou posse na tarde dessa quinta-feira (31), em cerimônia realizada no Teatro Odylo Costa, filho, campus Maracanã.
A transferência de cargo ocorreu após renúncia de Ricardo Lodi da função exercida por dois anos e três meses, com o objetivo de seguir o projeto de restauração da democracia no país.
"Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pela pandemia de Covid-19, a Uerj conseguiu avançar muito no que diz respeito à política de permanência estudantil, ao atendimento à população por meio das nossas unidades de saúde, bem como à expansão territorial, abrindo outros campi e novos polos de Extensão e Cultura. É preciso institucionalizar essas conquistas, levá-las a todas as universidades e escolas do Brasil, para fazer da educação, da ciência e tecnologia e da saúde pública prioridades do governo do nosso país. Se já tínhamos orgulho de ser UERJ, hoje o Rio de Janeiro tem o orgulho de ter a UERJ, que, cada vez mais, modifica o território e muda a vida das pessoas por onde passa", declarou Ricardo Lodi, reafirmando os compromissos com a instituição, bem como com a educação pública, laica, gratuita e referenciada socialmente.
A cerimônia contou com discursos emocionados dos pró-reitores Lincoln Tavares, de Graduação, Cláudia Gonçalves, de Extensão e Cultura, Cátia Antônia Silva, de Assistência e Políticas Estudantis, Luiz Motta, de Pós-Graduação e Pesquisa , Rogério Rufino, de Saúde, Rogério Rufino, Luanda de Moraes, reitora da Uezo e Nádia Pimenta, diretora do Centro de Tecnologia e Ciência (CTC).
Todos ressaltaram os inúmeros avanços realizados no período, apesar das dificuldades enfrentadas em função da pandemia de Covid-19, quando a Uerj se tornou referência por meio das unidades de saúde no combate à doença, com o tratamento realizado no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), nas testagens em massa na Policlínica Piquet Carneiro (PPC) e nas imunizações no Posto de Vacinação do Maracanã.
Entre elas, ações destinadas à permanência estudantil, como o Plano de Inclusão Digital, que ofereceu cerca de 10 mil tablets e 12 mil pacotes de dados para os alunos cotistas e em vulnerabilidade social, bem como os auxílios para alimentação, transporte, creche, material didático, uniforme e moradia, sem falar no aumento das bolsas de extensão, iniciação científica e de apoio para projetos de trabalho para os técnicos, entre outros programas.
No discurso de posse, Mário Sérgio Carneiro se comprometeu a dar continuidade a todas as ações implementadas pela gestão anterior, principalmente no que se refere à permanência estudantil e à instalação das novas unidades da Uerj em Vaz Lobo, Cabo Frio e Zona Oeste
"Nós vamos entregar todas as ações planejadas durante a gestão do professor Lodi, reafirmaremos para qualquer governante do nosso Estado o compromisso da nossa universidade com o comprometimento de sua função social e a visão de que a Uerj é a maior agência para implementação de políticas públicas do Estado do Rio de Janeiro", afirmou Carneiro.
O novo reitor é professor adjunto de Radiologia Odontológica da Faculdade de Odontologia da Uerj, onde ocupou os cargos de diretor e vice-diretor da Faculdade de Odontologia. Também foi diretor do Centro Biomédico da instituição por duas vezes. É especialista em Radiologia Oral e em Gerência de Saúde, mestre em Diagnóstico Bucal e doutor em Periodontia.
"Me sinto honrado pelo desafio de assumir a Reitoria e dar continuidade ao projeto de luta pelo ensino, pesquisa e extensão de qualidade. Lutaremos para que a universidade possa assumir o seu lugar de protagonismo como centro de produção de saberes, bem como local implementação de políticas públicas de Estado e projetos de relevância social. Me comprometo com a expansão estratégica da Uerj, criação de novos cursos e campi, a recuperação física das instalações das unidades acadêmicas, a criação de novos restaurantes universitários", declarou Carneiro.
Na solenidade estiveram presentes o pró-reitor de Graduação Lincoln Tavares, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Cláudia Gonçalves, a pró-reitora de Assistência e Políticas Estudantis, Cátia Antônia Silva, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa Luiz Motta, o pró-reitor de Saúde, Rogério Rufino, a reitora da Uezo, Luanda de Moraes, a diretora do Centro de Tecnologia e Ciência (CTC), Nádia Pimenta, o diretor do Centro de Educação e Humanidades (CEH), Bruno Deusdará, o diretor do Centro Biomédico, Jorge Carvalho, a diretora do Centro de Ciências Sociais, Dirce Solis, entre outros.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!