Nutricionista dá dicas de como se alimentar nas festas de fim de ano.

A nutricionista Dra. Flaviane Calônego especialista em Clínica e metabolismo humano, fala de como se alimentar nas festas de fim de ano sem exageros e manter uma alimentação saudável, para não desregular o organismo ou retroceder os resultados da dieta.

Nutricionista dá dicas de como se alimentar nas festas de fim de ano.

Nutricionista dá dicas de como se alimentar nas festas de fim de ano.

• Fim-de-ano se aproximando é sinônimo de muitas festas e comemorações. Normalmente os alimentos consumidos nessas reuniões são extremamente calóricos, ricos em gorduras, doces, sobremesas e bebidas calóricas. Realmente esse não é o momento ideal para se iniciar um regime alimentar mas sempre é hora de começar uma re-educação alimentar. De que forma?

• Na véspera de Natal e no Reveillon normalmente comemos muita variedade de pratos e com isso consumimos calorias em excesso. Por isso durante o dia procure fazer uma alimentação mais leve à base de carnes magras, vegetais folhosos e frutas variadas.

• Antes das festas faça um lanche saudável utilizando frutas, cereais integrais e queijo light. Esta é uma dica muito importante para não exceder na quantidade ingerida durante os eventos.

• O ideal é diminuir a quantidade de alimento a ser ingerido, e na medida do possível combinar pratos mais calóricos e elaborados com saladas variadas (utilizar vários vegetais folhosos como por exemplo: alface americana, rúcula, agrião, repolho, etc), pois promovem a sensação de saciedade.

• Nas preparações dos alimentos substitua os produtos convencionais por lights (p.ex.: maionese, creme de leite, margarina, etc).

• Dê preferência as preparações assadas e grelhadas. Evite as frituras.

• Para as sobremesas abuse nas frutas e nos sucos. Utilize as frutas da época pois são baratas e de excelente qualidade: abacaxi, ameixa, goiaba, laranja, mamão, manga, maracujá, melancia, nectarina, nêspera e pêssego.

• Tire o foco da comida. O mais importante é estar com as pessoas, se confraternizar e até planejar em grupo uma mudança de padrão alimentar para o próximo ano. Combinem para que nos próximos eventos as preparações sejam mais saudáveis.

• Priorize suas escolhas e não fique pensando (principalmente quando chegar em casa) o que não comeu ... coma devagar até para perceber o quanto é suficiente para você!

No mais divirta-se, tenha um excelente Natal e Ano Novo cheio.
Lembre-se que Ano Novo é vida nova!

Coloque em uma das suas metas melhorar a sua alimentação! Com certeza você ganhará muito em qualidade de vida!

Por Robson Talber

Por Jornal da República em 26/12/2022
Aguarde..