O abandonado Jardim de Alah pode ser revitalizado com parcerias público-privadas

Alexandre Accioly e Gustavo Agostini foram os primeiros a fazer projetos para área

O abandonado Jardim de Alah pode ser revitalizado com parcerias público-privadas

Projetado em estilo art déco pelo urbanista francês Alfred Agache e batizado com o título de um filme americano com ares orientais estrelado por Marlene Dietrich, o Jardim de Alah é difícil de explicar mesmo para cariocas da gema.

No coração da Zona Sul, entre Ipanema e Leblon, é como uma grande alameda que ladeia um canal navegável ligando a Lagoa Rodrigo de Freitas à praia.

Mas, desde 1938, quando foi inaugurado com seus deques, caramanchões românticos e bancos, o parque nunca teve protagonismo no dia a dia da cidade nem recebeu especial atenção de seus administradores.

Pois a região que engloba as praças Almirante Saldanha da Gama (próximo à praia, entre as avenidas Prudente de Morais, Ataulfo de Paiva e a Rua Visconde de Pirajá) e Grécia (perto da Lagoa) agora é alvo de uma disputa de vizinhos empreendedores que pretendem fazer o local ganhar vida.

Estimulada pelo empresário (e ipanemense) Alexandre Accioly, dono da rede de academias Body­tech e um dos sócios da casa de shows Qualistage, a prefeitura do Rio iniciou em julho a avaliação dos estudos para a concessão do uso do Jardim de Alah por 35 anos.

“O prefeito Eduardo Paes sempre teve a ideia de fazer algo ali. E fomos provocados por Accioly, que formalizou sua proposta para a região”, conta o secretário municipal de Coordenação Governamental, Jorge Arraes.

Não demorou, e logo chegou outra proposta, desta vez do investidor Gustavo Agostini, morador das redondezas e presidente do grupo Magus, que atua no desenvolvimento de shopping centers.

Os dois projetos serviram de base para a nortear a licitação, a ser lançada em janeiro, que prevê que o vencedor deverá ampliar a área do parque, transformar os estacionamentos atuais em subterrâneos (com 200 vagas) e dar novos usos ao jardim, com a instalação de lojas e restaurantes, além da promoção de eventos e exposições. Tudo isso mantendo o lugar como um parque público, com ainda mais áreas verdes.

Registro histórico: a alameda em estilo art déco ganhou vida em 1938 -

Registro histórico: a alameda em estilo art déco ganhou vida em 1938 – ./Reprodução

Quem vencer o certame assumirá os custos da revitalização, estimado em 100 milhões de reais. Em contrapartida, poderá explorar áreas delimitadas nos 7 000 metros quadrados para a oferta de serviços privados.

A estimativa é de que os resultados apareçam cerca de 180 dias a partir da assinatura do contrato. A manifestação de interesse privado em área pública (MIP) — procedimento comum na implementação de parcerias público-privadas como esta — que deu origem ao processo reúne quatro empresas lideradas pela Accioly Participações e tem como base um projeto que envolveu nomes como os arquitetos Miguel Pinto Guimarães e Sérgio Caldas, o empresário de Roberto Carlos, Dody Sirena, e o engenheiro especialista em meio ambiente Carlos Favoreto.

“Dez cabeças começaram a pensar, todas cariocas. Estamos há dois anos debruçados nisso, para seduzir as autoridades”, relata Accioly, sem adiantar detalhes.

Concessão terá apoio integral da AMAI - Associação dos Moradores e Amigos de Ipanema, que em breve irá discutir os projetos com a Prefeitura 

A idéia de concessão tem o apoio integral da AMAI - Associação dos Moradores e Amigos de Ipanema | www.ipanema.org.br, mais antiga representação do bairro, fundada em 1970 e hoje com quase 4 mil integrantes, além do VIVA IPANEMA. Em breve as duas associações pretendem conhecer e discutir os projetos com a Prefeitura em audiência pública, junto com o Grupo de Amigos do Jardim de Alah e outras lideranças.

Na opinião de Monjardim, “ a área está abandonada , virando um antro de cracudos . Morador já nao frequenta mais ,  quem mais usa hoje são nossas protetoras de Pets , cuja líder e minha Vice Presidente da Amai . O Projeto do Jardim de Alah será a maior intervenção urbana da Cidade após o Parque Madureira e o Aterro do Flamengo . Vai retornar Ipanema, em definitivo e Leblon , ao cenário turístico da cidade .

Não vai ter um turista que venha ao Rio que não queira ir passar um fim de tarde ou jantar no Jardim de Alah . Iniciativa privada mantendo e com segurança privada 24 hs . É isso que o bairro precisa, e o Prefeito se consagra na Zona Sul com esta iniciativa. “

Ainda afirma : “Naturalmente teremos de conhecer os dois projetos e salvaguardar a população de maiores transtornos , se o projeto tiver impacto sonoro , trânsito , etc... Mas, na minha opinião, tudo será muito bem estudado,  não interessa nem ao Poder Público estes transtornos.

 Defendendo nossos moradores de eventuais transtornos, o máximo possível, durante e após a obra ????. Que venha um novo JARDIM DE ALAH !

As entidades que apoiam a concessão estão inclusive encomendando uma Pesquisa de Opinião com os moradores do bairro, para abalizarem a defesa da causa, afirmando que os que são contra, são grupos minoritários, que não possuem legimitidade e nem representatividade suficiente para falar em nome do bairro, uma vez que o Jardim de Alah pertence ao bairro como um todo, e não a um pequeno grupo de vizinhos da área.

O mercado imobiliário avalia que , com a concessão, os imóveis nas proximidades tenham uma valorização de quase 100%.

O empresário Luiz Leão , Coordenador do Grupo Coalizão Rio, que reúne as principais lideranças empresariais do Estado , entidades empresariais, com os parlamentares das Bancadas Federais e Estadual , Prefeitos e Senadores , para discutir as politicas públicas , e apresentar sugestões , do qual Monjardim também participa, e morador de umas das Esquinas do Jardim de Alah e faz coro com Monjardim :

“ Fato. Local maravilhoso, ligando Ipanema ao Leblon. O projeto do Jardim de Alah é pedido por nós há anos. Que venha um novo Jardim de Alah. Hoje um local utilizado em sua maioria por cracudos, que portam armas brancas e assaltam pessoas de bem diariamente. Registro os meus agradecimentos ao trabalho que Monjardim tem feito por Ipanema e pela Cidade. “.

O Presidente da AMAI , empresário Carlos Monjardim , também Presidente Eleito do Rotary Clube Ipanema, muitos anos Presidente da Associação Comercial local e atualmente também Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da Cidade e do tradicional SPC – SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO, é um entusiasta da Concessão, e tem também a adesão do Polo Gastronômico de Ipanema, liderado pelo empresário Tiago Moura, além da Presidente Debora Mattos do VIVA  IPANEMA. 

Para se ter idéia da importância e influência da AMAI em Ipanema, é que, recentemente, outra área do bairro revitalizada, pelo Instituto Carioca Cidade Criativa, tendo como maior patrocinador o SENAC RIO, do Sistema Fecomércio RJ, teve vídeo divulgado do Presidente Antonio Florêncio de Queiroz, confirmando que um dos principais responsáveis para que a entidade patrocinasse o projeto foi o Presidente da AMAI Carlos Monjardim, para melhorar a ambiência local de negócios ao comércio e para os moradores.

Outro bem Ipanemense, “o Prédio do Poupa Tempo de Ipanema” na Rua Teixeira de Melo, do Estado, que estava abandonado, virando dormitório de cracudos e meliantes , também se encontra em plena reforma, para devolver segurança a região e ser utilizado novamente pelo Poder Público, sendo também a AMAI , a responsável por conseguir esta façanha do Governo do Estado, conforme video gravado pelo então Secretário André Lazaroni, quando se iniciou o processo de recuperação do prédio.

Não faz um mês, Monjardim ( AMAI / SPC ) se uniu ao Polo Gastronômico de Ipanema, para adotar em definitivo a praça Gal Osório, e cuidar de sua manutenção daqui para frente, sendo também a patrocinadora da Base do Projeto Ipanema Presente.

Por tudo, boa parte dos moradores do bairro, possuem gratidão e respeito às opiniões da AMAI e a mesma apoiando a Concessão do Jardim de Alah já é uma força positiva a influenciar às autoridades públicas.

Fonte Veja

 

 

 

Por Jornal da República em 17/12/2022
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Deputada Dani Cunha é agraciada por Deputados Brazão e Cozzolino com as mais altas honrarias do Legislativo Fluminense
18 de Março de 2024

Deputada Dani Cunha é agraciada por Deputados Brazão e Cozzolino com as mais altas honrarias do Legislativo Fluminense

Niterói capacita agentes para atender mulheres vítimas de violência
17 de Dezembro de 2021

Niterói capacita agentes para atender mulheres vítimas de violência

TJ tranca a ação contra advogados do Sistema S e anula a delação de Orlando Diniz
05 de Abril de 2022

TJ tranca a ação contra advogados do Sistema S e anula a delação de Orlando Diniz

Jefferson Campos: um empreendedor inspirador e sua trajetória no mundo dos eventos corporativos
14 de Dezembro de 2023

Jefferson Campos: um empreendedor inspirador e sua trajetória no mundo dos eventos corporativos

Aguarde..