Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O território nacional contém uma variedade gigantesca de espécies nativas, ótimas para consumir diariamente. O problema é que, a exceção de mercados regionais, muitas delas são pouco conhecidas nacionalmente. Para se ter ideia do tamanho da contradição, uma pesquisa recente mostrou que apenas 3 das 20 frutas mais consumidas no país são originalmente brasileiras:
Eis a lista:
As frutas mais comercializadas no Brasil
Pegando por exemplo de que de janeiro a dezembro de 2017, com informação da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) foram comercializas 1.727.874,63 toneladas de frutas. Mais de 70 variedades de frutas foram vendidas durante o ano passado na Ceagesp, que é a maior central de abastecimento da América Latina.
Os resultados de frutas mais vendidas neste ano foram semelhantes aos de 2016. De acordo com a Ceagesp, pela ordem: laranja, mamão, maça, melancia e limão foram as cinco variedades mais vendidas em 2017.
Embora não apareça na lista das cinco frutas mais vendidas, a banana é a fruta mais consumida no Brasil. No ranking de frutas divulgado pela Ceagesp, ela ocupa a 11ª, com 66.075,45 toneladas comercializadas na companhia.
De acordo com a Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Abavar), o que explica esse resultado é que aproximadamente 60% da produção de banana é vendida em outros pontos de São Paulo. Isso acontece para facilitar a logística e a distribuição da fruta.
Foto: Agraria.pe
PALOMA RODRIGUES - Digital Analys influencer, Nutricionista, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO, jornalista e diretora de Finanças da associação Nacional e internacional de Imprensa - ANI.
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Tribuna da Imprensa Digital e é de total responsabilidade de seus idealizadores.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!