O Brasil está do lado oposto da maioria da comunidade internacional, diz porta-voz da Casa Branca

O Brasil está do lado oposto da maioria da comunidade internacional, diz porta-voz da Casa Branca

 

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, reagiu com incômodo às declarações de Jair Bolsonaro em apoio à Rússia e ao presidente Vladimir Putin, durante sua viagem a Moscou nesta semana. Num gesto que o distancia de Washington, Bolsonaro afirmou que Putin “busca a paz” e prestou “solidariedade” do Brasil ao país.

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (18), Psaki afirmou que o Brasil está “do lado oposto da maioria da comunidade global”, que segundo ela, estaria “unida em uma visão conjunta de que invadir outro país, tentar dominar parte de seu território e aterrorizar sua população certamente não é algo alinhado com valores globais”.

“Então acho que o Brasil esteja do lado oposto de onde está a maioria da comunidade global”, completou, reforçando que não discutiu com o presidente dos EUA, Joe Biden, os comentários do presidente brasileiro sobre a Rússia.

O governo russo negou diversas vezes a versão dos Estados Unidos de que estaria prestes a invadir militarmente a Ucrânia. A ministra das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, chegou a ironizar a “inteligência” norte-americana, que previa até data e horário do suposto ataque.

Zakharova relembrou ainda que Kiev pediu ao Ocidente para que suspendesse os avisos "do fim do mundo", pois tais

Verifica-se que não há certeza absoluta do que é iminente, mas ainda assim já há uma data: em 48 horas, a partir de 24 horas, talvez no dia 15, ou 16, talvez...", disse a porta-voz, segundo informações do portal RT. alegações desferiram um golpe na economia do país e criaram pânico.

Diversos meios de comunicação ocidentais também publicaram informações sustentando que 15 ou 16 de fevereiro poderia ser o dia em que o Exército russo atacaria.

Em um comunicado na terça-feira (15), Zakharova escreveu que "15 de fevereiro de 2022 ficará para a história como o dia em que a propaganda de guerra ocidental falhou", insistindo que o Ocidente foi "envergonhado e destruído sem disparar um único tiro".

(Com informações da Sputnik via Brasil247)

Por Jornal da República em 19/02/2022
Aguarde..