O Carnaval do Rio é uma brincadeira que virou coisa séria.

O Carnaval do Rio é uma brincadeira que virou coisa séria.

Os portugueses trouxeram o Carnaval para o Brasil por volta de 1641, mas só em 1855 ocorre uma evolução e são criados os grupos carnavalescos, blocos e cordões. Em 1917 é criado o primeiro samba. Mas somente em 1984 o sambódromo foi o palco dos desfiles das escolas de samba.

O Carnaval do Rio que é celebrado durante 5 dias, tem feito muita falta aos cariocas, e o que começou com uma grande brincadeira, hoje sentimos falta. Uma data comemorativa levada muito a sério por todos os trabalhadores que gostam de sair da rotina com uma festa tão longa na Cidade Maravilhosa.

Para os comerciantes, esses dias festivos são os melhores para venda de bebidas, fantasias e hotelaria. A cidade no mês de fevereiro recebe mais turistas do que o ano todo, ajudando o bolso de todo trabalhador carioca. Com base nos dados da Riotur, o Carnaval movimenta cerca de R$4 bilhões na economia do Rio de janeiro.

Por conta do atual momento que o mundo está passando, com a pandemia do Covid-19, o melhor jeito foi se reinventar. Mesmo sem Carnaval e novamente sem Festa Junina, a importância de comemorar é tão grande que grupos foram criados para fazer uma celebração online, assim como, lives para todo o Brasil e mundo, com o intuito de celebrar em qualquer circunstância.

E assim vamos. Sem deixar passar uma data, o Carnaval ou qualquer outra data deve e é comemorada pelo carioca, porque mesmo impossibilitados, “pular carnaval” é uma coisa muito séria.

 

Luis Claudio Souza Leão - Presidente do Clube do Empreendedor Brasil

 

 

*Este texto é de total responsabilidade de seus idealizadores.

Por Jornal da República em 24/05/2021
Aguarde..