O combate à intolerância religiosa ganha um forte aliado FÓRUM PERMANENTE DE DIREITO E RELIGIÕES

Criado pelo Poder Judiciário do Estado do RJ – Escola da Magistratura do Estado do RJ

O combate à intolerância religiosa ganha um forte aliado  FÓRUM PERMANENTE DE DIREITO E RELIGIÕES

A intolerância religiosa no Brasil ainda é um tema de grande discussão, os casos vêm aumentando continuamente. Com o fórum, os futuros magistrados terão uma base mais qualificada para julgar os casos, tendo uma maior compreensão com o tema.

Já entrou em vigor: Portaria nº 04/2023 - O Fórum Permanente de Direito e Religiões e dá outras providências. Assinado pela Diretora-Geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, Desembargadora CRISTINA TEREZA.

Um grupo de peso compõe o Núcleo Básico: Desembargador Heleno Ribeiro Pereira Nunes - Presidente Desembargador Ademir Paulo Pimentel - Vice-Presidente Desembargadora Daniela Brandão Ferreira - Membro Desembargadora Denise Levy Tredler - Membro Desembargador Jayme Weingartner Neto - Membro Professor Doutor Fábio Carvalho Leite - Membro Professor Doutor Ivanir dos Santos - Membro Professor Doutor Rodrigo Vitorino Souza Alves - Membro Professora Doutora Yvonne Maggie de Leers Costa Ribeiro - Membro Frei David dos Santos - Membro Padre Jorgiano dos Santos da Silva – Membro.

O Babalawô Ivanir dos Santos, que é interlocutor da CCIR, chama atenção para a falta de políticas públicas e ações contundentes que possam investigar os casos de intolerância religiosa no Brasil. Mas considera um passo importante.

Outra ferramenta em curso, sob a coordenação do Prof. Dr Babalawô Ivanir dos Santos, foi lançado recentemente o II Relatório sobre Intolerância Religiosa: Brasil, América Latina e Caribe, na Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, produzido numa parceria do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) e a UNESCO, trazendo dados alarmantes.

"Acredito que será um momento de muito trabalho e reflexões para que possamos pensar como atuar no combate às Intolerâncias no Brasil". pontua o Ivanir dos Santos.

Segundo a Professora Doutora Mariana Gino - "Ter Ivanir dos Santos como integrante do fórum é extremamente importante para que possamos pensar a importância da decolonialidade no diálogo Inter-religioso, a importância de fomentar uma formação inclusiva voltada para as diversidades religiosas", pontuou a Secrétaire Générale du Centre International Joseph Ki-Zerbo pour l'Afrique et sa Diaspora/N'an laara an saara (CIJKAD-NLAS).

O FÓRUM PERMANENTE DE DIREITO E RELIGIÕES chega em um momento extremamente importante para recomposição da democracia brasileira. Será uma ferramenta providencial no combate à intolerância religiosa.

 

 

Por Jornal da República em 02/02/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Vereador do Rio faz campanha para transformação em moradia de imóveis públicos abandonados
22 de Março de 2024

Vereador do Rio faz campanha para transformação em moradia de imóveis públicos abandonados

Dr. Luiz Cláudio participa de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero
27 de Novembro de 2023

Dr. Luiz Cláudio participa de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero

Reviravolta política no PT em Nilópolis, ex-prefeito Sérgio Sessim surpreendido
11 de Maio de 2024

Reviravolta política no PT em Nilópolis, ex-prefeito Sérgio Sessim surpreendido

Sem coragem para enfrentar os acionistas privados, Silva e Luna diz que vai manter preços escorchantes
17 de Outubro de 2021

Sem coragem para enfrentar os acionistas privados, Silva e Luna diz que vai manter preços escorchantes

Aguarde..