Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O peso do voto
O julgamento eleitoral que pede a inelegibilidade de Jair Bolsonaro por 8 anos deve finalizar nesta sexta-feira, 30, e há uma grande especulação sobre o placar. Hoje, a sessão encerrou com 3x1 pela perda dos direitos políticos. O voto divergente foi do ministro Raul Araújo, que foi contra a inelegibilidade da ex-presidente.
Vai que é tua Cármen
Mais do que os votos dos ministros Alexandre de Moraes e Nunes Marques, que ainda faltam no julgamento, o da ministra Cármen Lúcia é bastante esperado e pode definir pela perda dos direitos políticos ou não. Nos bastidores, não há muita dúvida de como serão os votos de Moraes e Nunes Marques. Mas, a aposta é que Cármen marche com o relator da ação, Benedito Gonçalves.
Se fazendo de 'tranquilo'
Bolsonaro está no Rio de Janeiro e tem tentado demonstrar serenidade, embora tenha feito bastante críticas à ação e até ironizado os fatos. Mas esta sexta-feira, 1 ano e 7 meses exatos após se filiar ao PL, ele pode se tornar apenas mais um filiado sem nenhum direito político ou qualquer importância para 2026.
Nova fórmula
Hoje, após reunião do Conselho Monetário Nacional (CNM), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou uma mudança inédita no sistema de meta da inflação. A partir de 2025 será abandonado a ferramenta adotada desde 1999, que é o ano-calendário como referência para juros para ser uma meta contínua. Para 2026, a meta será de 3%. O Conselho Monetário é composto pelos ministros Haddad e Simone Tebet (Planejamento) e pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Sem moral
A senadora Soraya Thronicke apresentou requerimento na CPI mista dos Atos Antidemocráticos pedindo o afastamento do deputado federal André Fernandes (PL-CE) da comissão, onde é membro, porque ele está na condição de investigado no Surpremo Tribunal Federal (STF) justamente por incentivar atos antidemocráticos. O requerimento se estende a outros parlamentares da CPI que estejam nessa mesma condição.
Novo lar
Soraya Thronicke, aliás, está de partido novo. Ela se filiou esta semana ao Podemos engrossando a base da sigla no Senado e aumentando para sete o número de representantes do Podemos na casa legislativa. No antigo partido, o União Brasil, Soraya ganhou projeção nacional ao disputar a presidência da República ano passado e ter embates com o adversário, Padre Kelmon, a quem chamou de "padre de festa junina".
'Saidões' na mira
Se depender do deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) e da bancada da bala, as saídas temporárias de presos do sistema penitenciário serão extintas. Projeto de lei do parlamentar que tramita na Câmara dos Deputados acaba com esse benefício previsto na Lei de Execução Penal. O deputado justifica o temor que esses "saidões" causam às famílias das vítimas, principalmente quando os presos não retornam à prisão no prazo estipulado.
Homenagem
Nesta sexta-feira, 30, o Congresso Nacional realiza sessão solene em favor dos quadrilheiros juninos, que tiveram seu dia comemorado na última terça-feira, 27.
Evento
E esse Foro de São Paulo do PT, que acontece hoje em Brasília, hein? A oposição já está de orelha em pé e com a artilharia pronta para os debates da próxima semana no ambiente político.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!