O Encontro de Maria Prestes com Olga Benário em Berlim

Foto inédita no Brasil. Luiz Carlos Prestes e os atores da peça CAPITÃES DE AREIA, 1973, Berlim, ex-República Democrática Alemã ((RDA).

O Encontro de Maria Prestes com Olga Benário em Berlim

Por Regiane Philadelpho*

O livro "Meu Companheiro - 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes", escrito por Maria Prestes, ganhou sua versão na língua alemã. A tradutora Gudrun Havemann, juntamente com a editora, Victoria Knopp, organizaram duas apresentações em Berlim nos dias 22 e 23 de março último.

O evento contou com a presença do escritor, cineasta, jornalista e compositor, Luiz Carlos Prestes Filho. Como o nome sugere, ele é filho de Maria e do valente "Cavaleiro da Esperança".

O jornalista, compositor e escritor Luiz Carlos Prestes Filho com o Embaixador da Rússia em Berlim, Sergei Netchaew, na apresentação do livro de Maria Prestes: "Meu Companheiro - 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes. O livro agora está na língua alemã.

Lançado pela editora Rocco (1992) a obra foi relançada (2016) na língua espanhola. O sucesso na Feira Internacional de Livros de Bogotá, Colômbia, chamou a atenção de editores estrangeiros. Como resultado, veio a recente tradução para o alemão pela editora Zambon Verlag.

Nos eventos em Berlim, a tradutora Gudrun

Havemann contou como conheceu a família Prestes exilada em Moscou na década de 1970: "Conhecer de perto o grande comunista revolucionário, Luiz Carlos Prestes, foi uma emoção. Para nós, alemãs, a primeira mulher de Prestes, Olga Benário, é um exemplo de luta contra o fascismo. Por isso, quando estava realizado a tradução revisitei aqueles anos. Quando Prestes foi obrigado, por conta do golpe militar de 1964, viver exilado da ex-União Soviética".

Os dois eventos reuniram admiradores do "Cavaleiro da Esperança" como a famosa atriz Petra Kelling: "Foi com grande emoção que após a apresentação da peça CAPITÃES DE AREIA, baseada na obra homônima de Jorge Amado, que recebemos no palco Prestes. Era o ano de 1973, estávamos em Berlim, Capital da ex-República Democrática Alemã (RDA)".

Por dua vez, a jovem atriz Friederike Ziegler realizou a leitura dramática de várias páginas do livro de Maria Prestes. Intercaladas com apresentações musicais de Luiz Carlos Prestes Filho que interpretou canções dedicadas à mãe e ao pai.

O momento alto foi quando, Prestes Filho, juntamente com um dos maiores bardos da Alemanha, Frank Viehweg, cantaram, em russo e alemão, a canção "Juravli" ("Cegonhas"). Esta obra de Rassul Gamzatov, poeta soviético, era a preferida de Maria Prestes.

O importante dramaturgo e compositor, Bernd Rump, o cantor e musicista, Uwe Baumbach, com quem Luiz Carlos Prestes Filho participou de Festivais da Canção Política na cidade de Togliatti (Rússia) nos anos de 1977, também relembraram os momentos quando visitaram o apartamento da família Prestes.

Para maestra e compositora, Andrea Botelho, que trabalha em Berlim há 20 anos, coordenando três orquestras: "O lançamento do livro de Maria Prestes permite confirmar que Brasil e Alemanha podem com êxito desenvolver projetos multidisciplinares na área cultural. Reunimos livro, música, poesia, história e artes plásticas neste evento. Podemos e devemos fazer muito mais pelos nossos povos".

O Embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, e o Embaixador da Rússia na Alemanha, Sergei Netchaew, prestigiaram o momento. Exemplares do livro da segunda esposa de Luiz Carlos Prestes agora faz parte do acervo das respectivas bibliotecas diplomáticas.

O Embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, recebe Luiz Carlos Prestes Filho. Lançamento do livro de Maria Prestes: "Meu Companheiro - 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes".

Luiz Carlos Prestes Filho e o bardo alemão Frank Viehweg

A atriz Petra Kelling trouxe fotografias de Luiz Carlos Prestes com os atores após a apresentação do espetáculo CAPITÃES DE AREIA em 1973

A atriz Friederike Ziegler realiza a leitura dramática do livro de Maria Prestes

Luiz Carlos Prestes Filho e o dramaturgo Bernd Rump

A tradutora do livro de Maria Prestes, Gudrun Havemann, e Luiz Carlos Prestes Filho

*Regiane Philadelpho é produtora cultural e professora.

Texto Exclusivo

Berlim - 27 de março de 2023

 

 

 

Por Jornal da República em 29/03/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Praia de Icaraí terá 17ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+
30 de Novembro de 2023

Praia de Icaraí terá 17ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+

Mc Trans se torna embaixadora da Rede de Esmalteria Nacional
13 de Março de 2023

Mc Trans se torna embaixadora da Rede de Esmalteria Nacional

Roberto Jefferson foi abandonado por todos que ele ajudou e está quase morrendo na cadeia
02 de Junho de 2023

Roberto Jefferson foi abandonado por todos que ele ajudou e está quase morrendo na cadeia

Último dia para ver a exposição de mapas na Casa G20
12 de Abril de 2024

Último dia para ver a exposição de mapas na Casa G20

Aguarde..