O Enigma Carioca: Por Que Eduardo Paes domina as Pesquisas no Rio de Janeiro?

Atual prefeito dispara nas intenções de voto e deixa adversários comendo poeira

O Enigma Carioca: Por Que Eduardo Paes domina as Pesquisas no Rio de Janeiro?

Meus caros leitores, o cenário político do Rio de Janeiro está mais quente que um dia de verão em Copacabana! A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada pela Folha de São Paulo, nos traz um panorama que faria até o Cristo Redentor arregalar os olhos, se ele pudesse.

Eduardo Paes, o eterno menino prodígio da política carioca, parece estar surfando uma onda de popularidade tão alta quanto o Pão de Açúcar. Com impressionantes 56% das intenções de voto, Paes não apenas lidera a corrida, mas praticamente deixa seus adversários comendo a poeira do Sambódromo após a passagem das escolas de samba.

Como diria o saudoso Nelson Rodrigues, "toda unanimidade é burra", mas parece que os cariocas estão dispostos a correr esse risco. A diferença entre Paes e seus concorrentes mais próximos é tão grande que poderíamos compará-la à distância entre a Zona Sul e a Baixada Fluminense - não apenas geográfica, mas também metafórica.

Alexandre Ramagem, do PL, e Tarcísio Motta, do PSOL, empatados tecnicamente com 9% e 7%.

Mas não nos precipitemos! Como bem observou Machado de Assis, "a vida não é um jogo de xadrez onde basta conhecer as regras para vencer". E na política carioca, meus amigos, as regras mudam mais rápido que as marés da Baía de Guanabara.

O que mais chama a atenção nesta pesquisa não é apenas a liderança de Paes, mas o abismo que o separa dos demais candidatos. É como se o prefeito estivesse em um helicóptero sobrevoando a cidade, enquanto seus adversários tentam alcançá-lo a pé, subindo a ladeira da Glória.

Nos cenários de segundo turno, então, Paes se mostra imbatível como o Vasco da Gama em seus áureos tempos. Com 68% contra Ramagem e 62% contra Tarcísio Motta, o atual prefeito parece ter encontrado a fórmula mágica para conquistar o coração dos cariocas. Será que ele descobriu o segredo de transformar água em chope?

Mas nem tudo são flores no jardim de Paes. A rejeição, essa pedra no sapato de todo político, ainda incomoda. Com 19% de rejeição, ele está em melhor situação que seus adversários, mas não pode se dar ao luxo de relaxar. Afinal, como diria Vinícius de Moraes, "a vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida".

O grau de conhecimento dos candidatos também revela muito sobre esta eleição. Enquanto Paes é conhecido por 68% do eleitorado "muito bem", seus adversários parecem ser mais misteriosos que a receita da feijoada da Tia Surica. Alexandre Ramagem, por exemplo, é desconhecido por 53% dos eleitores. É como se ele fosse um turista perdido na Rocinha, tentando encontrar o caminho para a prefeitura.

Em suma, meus caros leitores, o que vemos é um cenário político tão previsível quanto imprevisível. Eduardo Paes lidera com folga, mas na cidade maravilhosa, onde o samba encontra o mar e a política se mistura ao carnaval, tudo pode acontecer. 

#EduardoPaes #EleiçõesRio2024 #PesquisaDatafolha #PoliticaCarioca #LiderançaNasPesquisas #SegundoTurno #RejeiçãoEleitoral #ConhecimentoDoCandidato #DemocraciaNoPão #RioDeJaneiroContinuaLindo

 

 

 

Por Jornal da República em 22/08/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Deputados do PL próximos ao Governo Lula planejam deixar legenda em meio a disputas internas
14 de Agosto de 2023

Deputados do PL próximos ao Governo Lula planejam deixar legenda em meio a disputas internas

Brasileiros querem mais mulheres como líderes políticas, diz pesquisa
06 de Outubro de 2021

Brasileiros querem mais mulheres como líderes políticas, diz pesquisa

Fim da reeleição será uma das prioridades do Senado em 2024, diz Pacheco
23 de Dezembro de 2023

Fim da reeleição será uma das prioridades do Senado em 2024, diz Pacheco

PESQUISA: Lula e Bolsonaro aparecem em empate técnico segundo levantamento da Modalmais/Futura
29 de Julho de 2022

PESQUISA: Lula e Bolsonaro aparecem em empate técnico segundo levantamento da Modalmais/Futura

Aguarde..