O fantasma do bolsonarismo

O fantasma do bolsonarismo

 

A antítese da democracia

A frase é forte e revela o estrago que a gestão Bolsonaro fez no país e a influência negativa que invadiu o comportamento de muitos brasileiros, culminando nos atos terríveis e selvagens de 8 de janeiro. Ao declarar "Derrotamos a ditadura e o bolsonarismo" a uma plateia de universitários e militantes políticos da União Nacional dos Estudantes (UNE), o ministro do STF, Luia Roberto Barroso, externou um temor que 60 milhões de brasileiros tinham naquele momento da história.

Até que ponto?

O posicionamento de Barroso trouxe à tona muitas discussões sobre como um magistrado da mais alta corte de Justiça do país deve agir quando se trata de externar opiniões políticas em debates sobre o tema. Vivemos num estado democrático de direito, em que a liberdade de expressão é um legado precioso. Mas, o que fere a imagem de uma instituição poderosa como o Surpremo Tribunal Federal? 

 Oposição inflamada

A oposição bolsonarista pegou carona na fala de Barroso e tiraram da gaveta a defesa de um impedimento de um membro do Supremo. O líder da oposição no Senado, senador Rogério Marinho (PL-RN), divulgou uma nota de repúdio afirmando que a declaração de Barroso é grave e traz desequilíbrio à democracia, ainda mais num momento em que os ânimos políticos ainda estão bastante acirrados.

 Em xeque

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cobrou uma retratação pública de Barroso sob pena de ele ficar impedido de julgar ações ligadas ao bolsonarismo. Ex-vice de Bolsonaro, o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) afirmou que decisões do ministro serão vistas, a partir de agora, como tendenciosas.

Interpretação errônea

Consultado pela Coluna, o jurista Max Telesca observou que a fala de Barroso foi genérica referindo-se à derrota do bolsonarismo como expressão do voto popular. Telesca observou que é comum no Brasil ministros da Justiça e operadores do direito darem sua opinião sobre diversos temas políticos, o que pode até gerar uma discussão futura sobre o tema. Mas, segundo ele, a declaração do ministro não afronta a democracia. O próprio Barroso emitiu uma nota em que se defende afirmando que se referia ao "extremismo golpista e violento que se manifestou no 8 de janeiro e que corresponde a uma minoria."

Relator se movimenta 

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) está convicto de que, até dezembro deste ano, o Congresso Nacional vai promulgar o novo Código Tributário do país e planeja para outubro a votação de seu relatório. Em reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o relator da PEC da reforma tributária na Câmara dos Deputados, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), ele alinhou pontos da reforma. Otimista, Haddad afirmou que a reforma tributária será revolucionária pela mudança de ambiente econômico que vai gerar.

 Futuro ministro 

O deputado federal Celso Sabino (União-PA) já tá preparando o terno e o discurso de posse como o novo chefe do Ministério do Turismo. O convite formal foi feito pelo presidente Lula nesta quinta-feira, 13, e agora aguarda apenas a publicação da exoneração da atual ministra da pasta, Daniela Carneiro, e sua nomeação. Daniela vai ser a segunda troca do governo Lula em seis meses de gestão. A primeira foi a do general Gonçalves Dias, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Protagonismo 

Com a ascensão de Celso Sabino para a Esplanada dos Ministérios, o Estado do Pará terá dois ministros ma gestão federal com atuação direta em suas bases no Estado paraense. Na realidade, são três já que o ex-governador do Amapá, Waldez Góes, que hoje representa o Estado amapaense é natural do Pará.

Por Coluna Valéria Costa em 13/07/2023
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Prefeita Lívia de Chiquinho libera auxílio alimentação para os servidores da enfermagem em Araruama
29 de Abril de 2022

Prefeita Lívia de Chiquinho libera auxílio alimentação para os servidores da enfermagem em Araruama

Irmã da ministra do Turismo, recebeu carro em troca de favor a empresa com sede no Rio de Janeiro
06 de Janeiro de 2023

Irmã da ministra do Turismo, recebeu carro em troca de favor a empresa com sede no Rio de Janeiro

Oscar Müller comemora aniversário ao lado de amigos no Fratelli do Leblon
07 de Março de 2023

Oscar Müller comemora aniversário ao lado de amigos no Fratelli do Leblon

Frentista que faturou mais de 100 milhões na internet com encapsulados: a história de Felipe Cavalcanti
25 de Janeiro de 2024

Frentista que faturou mais de 100 milhões na internet com encapsulados: a história de Felipe Cavalcanti

Aguarde..