Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O tártaro ou cálculo dentário é o acúmulo de sujeira nos dentes, causado pela falta de escovação correta. Essa sujeira se transforma em uma crosta, formada por uma placa de bactérias, que se proliferam devido aos restos de comida que ficam no espaço entre os dentes e próximo da gengiva o excesso dessas bactérias na boca do seu pet pode levar à doença periodontal e à gengivite causando mau hálito; dentes com manchas amareladas, gengiva avermelhada; dificuldade em mastigar, perda de dentes e falta de apetite. Em casos mais sérios, as bactérias podem entrar na
corrente sanguínea, podendo chegar até o figado, rins e coração, levando à endocardite e muitas outras doenças mais graves, que podem causar até a morte do seu pet.
A melhor maneira de prevenir a doença é fazendo a escovação pelo menos 3x na semana. Lembrando que a escova e a pasta de dente devem ser de uso veterinário.
Além da escovação, você também pode oferecer brinquedos e alimentos que possam gerar atrito nos dentes, já que o atrito também ajuda a limpar os dentes.
Por isso, fique de olho em dentes amarelados e ao receber aquele lambeijo sentiu mau halito é sinal de que a limpeza de tártaro pode ser necessária! Nesses casos é recomendado agendar uma consulta com um médico veterinário para que esse profissional possa realizar uma avaliação clínica e orientar o momento ideal para realizar a limpeza, além de realizar as solicitações de exames necessários.
Texto; Médica veterinária Priscila gomes da Silva
Crmv 11546 @pri.vetconsultorio
Por; Aylla Amancio
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!