O verde da esperança: PROJETO ECO PRESENTE ilumina caminhos em TERESÓPOLIS

O verde da esperança: PROJETO ECO PRESENTE ilumina caminhos em TERESÓPOLIS

O Instituto Arrecife, que organizou, em março deste ano, o I Fórum Internacional de Ciências Policiais, realizado pela SECTI-RJ (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado) também atua em projetos culturais.

No último dia 09/05 teve início em Teresópolis (RJ) o Projeto Eco Presente. Essa iniciativa do Instituto Arrecife foi aprovada na Lei de Incentivo à Cultura (PRONAC) e conta com patrocínio exclusivo na EcoRioMinas.

O Projeto Eco Presente é uma ação cultural de educação socioambiental que atenderá ao longo de 2024 mais de 1.000 alunos da rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro.

Através de visitas orientadas, os estudantes participam de uma ampla programação, com trilhas, palestras e apresentação de peça teatral com o Grupo Papa Vento, o projeto pretende conscientizar os jovens sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente.

Está previsto um livro sobre a conscientização e preservação do meio ambiente, além de outra obra literária gerada a partir de um concurso de redações e desenhos, em que todos os alunos da rede pública que tiverem visitado um dos dois parques através do projeto poderá concorrer.

O projeto acontece em dois locais: no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, subordinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e no Parque Estadual dos Três Picos, subsede Vale da Revolta, ambos em Teresópolis.

No primeiro dia do projeto, estiveram presentes o Presidente do Instituto Arrecife, Eduardo Matos de Alencar e André Damasceno, administrador do Arrecife e representantes da EcoRioMinas, além de todo o staff do Parque.

 

 

Por Jornal da República em 17/05/2024
Aguarde..