Obra da Ponte da Integração é retomada após fiscalizações e apelos do deputado Filippe Poubel

Construção, aguardada há 40 anos, ligará municípios na região Norte Fluminense

Obra da Ponte da Integração é retomada após fiscalizações e apelos do deputado Filippe Poubel

Mais uma obra foi retomada no Estado do Rio de Janeiro após frequentes fiscalizações e apelos do deputado estadual Filippe Poubel (PL). A Ponte da Integração, que ligará municípios na Região Norte Fluminense, finalmente está sendo concluída, com prazo de finalização em maio de 2023, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ).

Aguardada há 40 anos pela população da região, a estrutura de 1.344 metros encurtará a viagem entre os municípios de São João da Barra e São Francisco do Itabapoana em até 80 quilômetros, e vai beneficiar milhares de produtores rurais, além de contribuir para alavancar o turismo. 

O deputado Filippe Poubel esteve na ponte incompleta sobre o Rio Paraíba do Sul em junho de 2020, quando enviou um primeiro ofício ao governo estadual solicitando a retomada da construção. Filippe Poubel retornou no ano seguinte, em junho de 2021, e verificou novamente a ausência de obras, formalizando um novo apelo ao governador. O resultado das fiscalizações in loco e dos pedidos começou a surtir efeito em maio deste ano, com o reinício das obras que estavam paradas desde 2014.

“O sonho de 40 anos está virando realidade graças às nossas fiscalizações e cobranças, e à sensibilidade do governador em ver a importância dessa obra. Mais de um milhão de pessoas vão ser beneficiadas, além de aumentar a empregabilidade e fomentar o turismo. Continuarei acompanhando essa construção, a população pode continuar contando comigo, o nosso mandato é para fiscalizar e cobrar”, afirma o deputado estadual Filippe Poubel, que na semana passada percorreu novamente de lancha o Rio Paraíba do Sul nos trechos onde estão pilares da ponte.

Ao todo, serão gastos mais de R$ 40 milhões para finalizar o projeto. Com 16,2 metros de largura, a ponte tem 35 pilares, sendo 17 no trecho sobre o Rio Paraíba do Sul, 14 em São João da Barra e quatro em São Francisco do Itabapoana. Pelo lado de São João da Barra, a estrutura fica entre a intersecção com a BR-356 (próxima ao Trevo do Açu); já em São Francisco, na RJ-194, na localidade Campo Novo.

Moradores de Campos dos Goytacazes também serão contemplados com a construção, que servirá como uma das principais rotas de escoamento de diversos produtos. A Ponte da Integração também vai incrementar o escoamento de produção do polo de fruticultura e das usinas de cana-de-açúcar instaladas no Norte Fluminense. Além disso, vai facilitar o acesso de visitantes a diversas praias e hotéis-fazenda em São João da Barra e São Francisco do Itabapoana, impulsionando o fluxo turístico e gerando novos empregos e negócios no setor.

“Quando tomei a decisão de entrar na vida pública, eu prometi a Deus que não mediria esforços para ser a voz da população de bem do meu Estado. E assim seguimos trabalhando, fiscalizando do interior a capital, por terra, pelo mar, sem recuar. É muito gratificante ver a retomada da Ponte da Integração, é a comprovação de que as nossas fiscalizações e cobranças trazem resultados para a população fluminense”, conclui o deputado Filippe Poubel.

Fotos de divulgação 

image.jpg

Deputado Filippe Poubel cobrou insistentemente pela retomada das obras da Ponte da Integração 

image.jpg

Operários recomeçaram os trabalhos em maio 

Por Jornal da República em 24/06/2022
Aguarde..