Ônibus BRT bate em pilastra do Elevado do Gasômetro e deixa dezenas de feridos

Ônibus BRT bate em pilastra do Elevado do Gasômetro e deixa dezenas de feridos

Acidente grave no BRT deixa dezenas de feridos no Rio; motorista teria passado mal antes de colidir com pilastra do Elevado do Gasômetro

Foto: Cyro Neves / Tupi

Um ônibus da linha 60 do BRT, que faz o trajeto entre o Terminal Deodoro e o Terminal Gentileza, colidiu contra uma pilastra do Elevado do Gasômetro, na Avenida Brasil, próximo ao Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Rio de Janeiro. O acidente aconteceu na manhã deste sábado (21) e deixou 66 feridos, com pelo menos 4 pessoas em estado grave.

Leandro Vabo, supervisor do SAMU, informou que “quatro vítimas são classificadas como vermelhas”, ou seja, em estado grave, e as demais sofreram ferimentos mais leves.

O motorista do BRT teria passado mal ao volante, o que pode ter provocado a colisão. O ônibus seguia em direção ao Terminal Gentileza quando bateu de frente com a pilastra.

O motorista do ônibus ficou preso às ferragens por três horas até ser retirado o local por bombeiros. Testemunhas no local afirmam que havia pedestres atravessando a pista do BRT no momento do acidente, o que pode ter contribuído para a gravidade do ocorrido.

O Corpo de Bombeiros informo que mobilizou quatro quartéis da corporação, com 8 viaturas, sendo 4 ambulâncias. Na operação, foram utilizadas ainda 19 ambulâncias do Samu, um carro de intervenção rápida e uma ambulância de desastres, usada para fazer a triagem de feridos.

Até o momento, há registro de 64 vítimas: sete atendidas e liberadas no local e 57 removidas para unidades hospitalares de referência.

Policiais militares do 4º BPM (São Cristóvão) também estiverem no local para atender a ocorrência. De acordo com informações preliminares, o motorista que dirigia a composição teve um mal súbito e chocou-se com uma estrutura de concreto do viaduto do Gasômetro.

A Polícia Civil realiza diligências no local, está ouvindo as vítimas e fará perícia. O caso foi registrado na 17ª DP (São Cristóvão).

Resgate e atendimento aos feridos

Ao todo, 51 vítimas do acidente deram entrada em quatro hospitais da rede municipal de saúde: Souza Aguiar, Evandro Freire, Salgado Filho e Miguel Couto. Sete pacientes permanecem internados, todos com quadro de saúde estável. Entre os pacientes atendidos está o motorista do ônibus, que passou por cirurgia ortopédica e também segue estável. Uma pessoa foi transferida para unidade privada.

Já dez vítimas do acidente com BRT foram encaminhadas ao Hospital Estadual Getúlio Vargas na manhã deste sábado, com diferentes tipos de traumas. Duas estão em estado grave. Quatro estão com estado de saúde estável. Outras quatro foram atendidas e liberadas.

O zelador Antônio Mamede, que estava no ônibus, falou sobre o acidente.

“Com o impacto eu bati o rosto no banco da frente e estou com uma dor danada na coluna. O ônibus estava cheio, muita gente em pé. O motorista não estava em alta velocidade. Acho que se ele tivesse em alta velocidade, seria pior”, destacou.

Em nota, a MOBI-Rio informou que 43 pessoas foram levadas a hospitais municipais, e outras estão sendo avaliadas no local. A operação na área segue com sistema de siga e pare, e a estação INTO está interditada temporariamente no sentido Gentileza.

 

Por Jornal da República em 23/09/2024
Aguarde..