Operação “Educa Consumidor” encontra armazenamento inadequado nos balcões de frios de supermercados fluminenses

Ação percorreu 12 supermercados na capital e na região metropolitana do Rio para orientar fornecedores sobre normas de Defesa do Consumidor

Operação “Educa Consumidor” encontra armazenamento inadequado nos balcões de frios de supermercados fluminenses

  A operação “Educa Consumidor”, da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon), percorreu, em fevereiro, 12 supermercados, uma lanchonete, 14 camarotes da Marquês de Sapucaí e as instalações do torneio Rio Open. Foram encontradas irregularidades em 10 supermercados, na lanchonete e em quatro camarotes do Sambódromo.  

As ações são desencadeadas a partir de denúncias recebidas pelos canais "Fala Consumidor", WhatsApp 21 99336-4848 e o 0800-143 2020. 

Segundo agentes da Sedcon, a principal irregularidade encontrada é o armazenamento inadequado dos alimentos, principalmente carne e laticínios, que devem estar guardados em baixas temperaturas. Ao chegar nos locais, detectaram má conservação, favorecendo a proliferação de bactérias e a degradação do alimento. Essa situação se repetiu nos supermercados Supermarket (São Francisco e Duque de Caxias), Rede Economia (Pendotiba), Guanabara (Campo Grande), Casa do Sabão (Duque de Caxias e Nova Iguaçu), Rio Sul (Duque de Caxias) e City Carnes (Duque de Caxias). 

Nas duas unidades da Casa do Sabão, foram encontradas irregularidades também no balcão de frios e embutidos, além dos estoques, sem higiene. Nas unidades do Super Compras de São Francisco (Niterói) e do Recreio, foram identificados produtos com prazo de validade vencidos. 

No torneio de tênis Rio Open não foram encontradas irregularidades.  

Os alimentos irregulares foram descartados de forma voluntária. O programa “Educa Consumidor” tem o intuito de orientar os fornecedores a boas condutas, respeitando as normas de Defesa do Consumidor.

 

Fonte: Marcelle Justo - ASCOM

Por Jornal da República em 02/03/2024
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