Operação Lei Seca flagra mais de 20.500 motoristas dirigindo sob efeito do álcool nos primeiros meses do ano

Por dia, em média, 84 condutores que dirigiam sob influência do álcool foram flagrados e multados pela fiscalização.

Operação Lei Seca flagra mais de 20.500 motoristas dirigindo sob efeito do álcool nos primeiros meses do ano

Desde o início do ano, a Operação Lei Seca realizou mais de 2.300 blitzes e retirou 20.545 motoristas que estavam dirigindo sob efeito de álcool das ruas em todo estado.

A Operação Lei Seca retirou 20.545 motoristas que estavam dirigindo sob efeito de álcool das ruas do estado do Rio entre janeiro e agosto deste ano. Por dia, em média, 84 condutores que dirigiam sob influência do álcool foram flagrados e multados pela fiscalização. Desde o início do ano, a Operação Lei Seca realizou mais de 2.300 blitzes em todo estado.

Com o início da Semana Nacional do Trânsito nesta quarta-feira (18/09), a Operação Lei Seca vai intensificar o trabalho de fiscalização e educação nas ruas.

– Nosso objetivo é conscientizar o público sobre os perigos de beber e dirigir. Em celebração à Semana Nacional do Trânsito, vamos intensificar nossas ações. É importante lembrar sempre “nunca dirija depois de beber”. Essa deve ser uma responsabilidade coletiva

– afirma a subsecretaria de projetos especiais da Secretaria de Governo, Jeanine Domenech.

O tema da Semana Nacional do Trânsito deste ano é “A paz no trânsito começa por você”.

Operações começaram no Rio

O Estado do Rio de Janeiro foi pioneiro na implantação de fiscalizações da Operação Lei Seca, iniciada há 15 anos. Desde o início, 4,3 milhões de motoristas foram abordados em Blitzes e  320.273 condutores que dirigiam sob efeito de álcool foram multados e impedidos de seguir dirigindo.

Os números ajudam a verificar a efetividade da Operação Lei Seca. No ano anterior ao início da Operação Lei Seca (2008), o estado registrou 2.753 vítimas fatais no trânsito 40.849 vítimas não fatais, segundo dados do Instituto de Segurança Pública. Já no ano passado, foram 1.988 vítimas fatais no transito e 23.829 vítimas não fatais.

 

 

Por Jornal da República em 19/09/2024
Aguarde..