Os 3 maiores impérios da história

Os 3 maiores impérios da história

OS 3 MAIORES IMPÉRIOS DA HISTÓRIA

 

1. IMPÉRIO BRITÂNICO - 35.5 milhões km2

Foi o maior império descontinuo da história. Já no século XVI, conquista a Irlanda, formando seus primeiros embriões. Mas foi só nos séculos XVIII e XIX que os britânicos se consolidaram como grande império, ao dominar parte do continente africano e países como Índia, Austrália e Canadá.

" O SOL NUNCA SE PÕE NO IMPÉRIO BRITÂNICO."

As principais características foram as suas bases na marinha e no domínio econômico sobre suas colônias, que produziam matéria-prima para a Inglaterra e consumiam seus produtos industrializados.

O desenvolvimento da indústria no país foi o fator chave que permitiu um acúmulo de capital para investir em frotas marinhas e, com isso, conquistar suas colônias. Suas formas de controle também eram eficazes fazendo alianças com a elites locais e beneficiando um grupo social em detrimento de outros.

O Reino Unido, hoje, mantém a soberania sobre 14 territórios fora das ilhas britânicas, que foram renomeados os territórios britânicos ultramarinos em 2002.

 

A soberania britânica dos vários dos territórios ultramarinos é contestada por seus vizinhos geográficos: Gibraltar é reivindicada pela Espanha, as Ilhas Malvinas e as Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul são reivindicadas pela Argentina, e os britânicos do Território Britânico do Oceano Índico é reivindicado por Maurícia e Seychelles, por exemplo.

A maioria das ex-colônias britânicas, atualmente, são membros da Commonwealth, uma organização não-política, de associação voluntária de membros iguais. Os quinze membros da Commonwealth continuam a partilhar os seus chefe de Estado com o Reino Unido

Membros da Commonwealth. Azul: Atuais membros; Laranja: Membros antigos; Verde: Membros suspensos.

 

2. IMPÉRIO MONGOL - 33.0 milhões km2

Foi o maior império em área contígua da história tendo dominado uma área que se estendia da Europa Central até o mar do Japão, ao norte até a Sibéria, ao leste e ao sul até o subcontinente indiano, a Indochina e o planalto iraniano e, por fim, ao oeste até o Levante e da Arábia.

O império unificou tribos mongóis e turcas da Mongólia sob a liderança de Gengis Khan, que foi proclamado o governante de todos os mongóis em 1206. O império cresceu rapidamente sob seu governo e sob seus descendentes, que enviaram invasões em todas as direções

O império começou a decair devido a guerras sobre a sucessão de poder, visto que os netos de Gengis Khan divergiram sobre se a linha real devia seguir.

3. IMPÉRIO RUSSO - 22.8 milhões km2

Todos os territórios que fizeram parte do Império Russo (verde escuro) ou em sob sua esfera de influência (verde claro)

Teve início no século XVI e terminou com a Revolução Russa em 1917. Economicamente, o império tinha uma base agrícola predominantemente, com baixa produtividade em grandes propriedades trabalhadas por servos (até que eles foram libertos em 1861). A economia lentamente industrializou-se com a ajuda de investimentos estrangeiros em ferrovias e fábricas.

O autoritarismo do sistema czarista aliado a grande insatisfação popular, que só aumentou com a entrada na Primeira Guerra Mundial colocariam fim ao império que passou a sofrer de forma intensa os problemas econômicos e sociais, havendo um aumento das manifestações contrárias ao governo.

No dia 27 de fevereiro de 1917, soldados, operários e camponeses tomam as ruas e invadem o palácio do czar Nicolau II. Inicia-se aí um processo revolucionário que levou à Revolução de Outubro de 1917, o primeiro regime socialista da História.

Por Jornal da República em 12/07/2023
Aguarde..