Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Os conhecimentos da Administração, adquiridos por meio de suas teorias, princípios, técnicas, métodos e ferramentas, são aplicados em qualquer Organização pelo Ser Humano. A Lei nº 4.769, de 13/09/65 dispõe sobre a regulamentação da profissão de Administrador. O Professor e Administrador Belmiro Siqueira é o Patrono dos Administradores, titulo recebido post-mortem.
Em Administração a palavra Organização pode significar: (i) Uma Empresa de qualquer negócio, tamanho ou localização, ou constituição jurídica (ii) uma das quatro funções administrativas de acordo com Henry Fayol; (3) estado perfeito de arrumação pessoal ou de um ambiente físico. Ela é uma pessoa Organizada. Por exemplo: quando se fala que uma pessoa tem suas coisas bem “arrumadas”.
Organização é uma ou mais pessoas que se movimentam para alcançar um determinado fim. Fim é o objetivo de uma Organização. É a razão de sua existência. As Organizações constituídas conforme legislações podem ser públicas, privadas ou do terceiro setor, denominadas não sociais. Hoje crescem as Organizações Individuais, atuando em diversos setores da economia.
A Organização é dinâmica. Jamais estática. A Organização deve conviver a cada momento com os ambientes internos e externos integrados pelos Administradores (empresários, gestores, executivos e outras terminologias adotadas pelo mercado) que a conduzem, em conformidade com seu objetivo, missão e estratégias a alcançarem os resultados planejados. Suas METAS.
Para o desenvolvimento de uma Organização a Administração requer ações integradas de planejamento, organização, direção e controle, denominados de funções administrativas ou gerenciais. Não existe um único modelo. Existe um conhecimento multifacetado que permite a Administração a integração entre os aspectos organizacionais humanos e mecanicistas. Mas precisa de Competência.
Por Prof. Adm. Paulo Roberto S. Falcão
Consultor de Administração
Gestão Organizacional e de Recursos Humanos.
Desenvolvimento. Produtividade. Governança.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!