Pacheco critica fala de Barroso sobre bolsonarismo: 'Inadequada, inoportuna e infeliz'

"Se não houver uma retratação, isso pode ser interpretado como uma causa de impedimento", diz Pacheco sobre a declaração do ministro Barroso contra o bolsonarismo.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), criticou nesta quinta-feira (13) o comentário do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Roberto Barroso em um Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). Na quarta-feira (12), o ministro criticou o "bolsonarismo" e disse que a ala política foi "derrotada". “Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”, disse Barroso.

Para Pacheco, a fala foi "inadequada, inoportuna e infeliz".

"Foi muito inadequado e inoportuna e infeliz a fala do ministro Barroso no evento da UNE em relação ao um segmento político, uma ala política a qual eu não pertenço, mas que é uma ala política. A arena política se resolve com as manifestações políticas e com a ação política dos sujeitos políticos. O ministro do STF evidentemente deve se ater ao seu cumprimento constitucional de julgar aquilo que é demandado", afirmou Pacheco.

Pacheco também disse que espera uma "reflexão" de Barroso sobre a fala. "Todos nós temos o direito de errar e de ter uma fala infeliz em algum momento. O ministro Barroso tem excelentes qualidades", disse.

Aliados criticam fala do Ministro Barroso durante evento estudantil

Aliados criticam fala do Ministro Barroso durante evento estudantil

Aliados criticam fala do Ministro Barroso durante evento estudantil

Aliados criticam fala do Ministro Barroso durante evento estudantil

???????????Aliados criticam fala do Ministro Barroso durante evento estudantil Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Pacheco evitou comentar sobre a possibilidade de impeachment de ministros da Suprema Corte. Após o comentário de Barroso, parlamentares aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro planejam entrar com um pedido de impeachment do ministro da Corte.

Mais cedo, o Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nota em que afirma que o ministro se referia ao “voto popular” quando disse “nós derrotamos o bolsonarismo” e não “à atuação de qualquer instituição”.

Por Jornal da República em 13/07/2023
Aguarde..