Paes e Minc (PSB) em ação: Compromisso com Reflorestamento, Coleta seletiva e Resistência contra a PEC das praias

Prefeito e deputado estadual se unem por um Rio mais sustentável

Paes e Minc (PSB) em ação: Compromisso com Reflorestamento, Coleta seletiva e Resistência contra a PEC das praias

Paes e Minc firmam compromisso verde: reflorestamento e coleta seletiva em alta

Prefeito e deputado estadual se unem por um Rio mais sustentável

No embalo da eleição, Eduardo Paes e Carlos Minc selam acordo para dobrar esforços ecológicos

O prefeito Eduardo Paes (PSD) e o deputado estadual Carlos Minc (PSB) se reuniram para discutir propostas de governo e, entre um prato e outro, firmaram compromissos importantes para o meio ambiente. Minc, sempre animado e defensor fervoroso das causas ecológicas, conseguiu arrancar de Paes a promessa de duplicar o Mutirão de Reflorestamento e a Coleta Seletiva Domiciliar.

"Esses são temas de grande simbolismo para os ecologistas e ainda estão aquém do necessário, especialmente em tempos de desastres climáticos. O prefeito adorou e firmou compromisso oficial de incorporar ambos no seu programa de governo", celebrou Minc, pioneiro na militância ambientalista de esquerda no Brasil.

O encontro contou também com a presença de Tatiana Roque, ex-secretária municipal de Ciência e Tecnologia, que encontrou um Paes otimista, apesar da crescente candidatura do deputado federal Alexandre Ramagem, pré-candidato a prefeito pelo PL de Jair Bolsonaro e principal adversário de Paes.

Resistência contra a PEC das praias

Além dos compromissos com Paes, Minc destacou a luta contra a PEC que privatiza as praias brasileiras. A primeira postagem de denúncia alcançou 240 mil visualizações no X e mais de 60 mil no Instagram. A consulta no Senado já conta com 63 mil votos contrários e apenas mil favoráveis, uma vitória parcial que motivou mais de 130 mil visualizações em uma nova postagem.

O relator da PEC, senador Flávio Bolsonaro, e outros especuladores e negacionistas enfrentam forte resistência dos ambientalistas, que conseguiram paralisar temporariamente o processo de votação. Minc, como relator da Constituição Estadual de 1989, incluiu artigos que protegem áreas de preservação permanente, como lagoas, praias, restingas e manguezais.

Há três anos, Minc apresentou um projeto de lei na Alerj para regulamentar essas áreas de preservação, determinando a distância da praia para dentro que deve ser considerada de preservação permanente. O projeto agora pede urgência de votação.

"Vamos resistir em Brasília e no Rio por nossas praias, pelos caiçaras, pescadores e quilombolas – e contra esse projeto predatório e devastador!", afirmou Minc.

#EduardoPaes #CarlosMinc #Reflorestamento #ColetaSeletiva #MeioAmbiente #Sustentabilidade #RioDeJaneiro #ProteçãoAmbiental #PECdasPraias #ResistênciaEcológica

 

 

Por Jornal da República em 01/06/2024
Aguarde..