Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Pesquisa do Instituto Prefab Future,com eleitores do município do Rio de Janeiro, divulgada nesta quarta, mostra o atual prefeito Eduardo Paes (PSD), com 34,8% das intenções de voto, seguido pelos Deputados Federais Tarcísio Motta com 10,1% e Otoni de Paula com 6,1%.
Numa outra cartela induzida o Deputado Estadual Rodrigo Amorim aparece na disputa.
Prefeito Paes imbatível na pesquisa espontânea.
Mas também tem o maior índice de rejeição
O Prefab Future também avaliou a rejeição de voto entre os possíveis candidatos para prefeitura do Rio de Janeiro, 20% dos entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum no Prefeito do Rio, Eduardo Paes o que pode lhe custar a eleição, se houver união de forças contra ele no 2º Turno.
A Segurança Pública é como sempre a maior falha da Gestão segundo entrevistados, seguida da Saúde e Transporte Público.
Sobre a avaliação da gestão do prefeito Eduardo Paes, 45,2%, ou seja, a maioria dos entrevistados aprova a gestão de Paes, contra 38,9% que desaprovam.
O Presidente Lula também teve sua gestão aprovada pela maioria dos cariocas.
Já o governador do Rio, Cláudio Castro, teve uma grande desaprovação por parte dos entrevistados, 58,1%.
MÉTODO DE COLETA - Entrevistas presenciais com moradores em áreas de fluxo em diversos pontos de coleta distribuídos por bairros de todas as regiões do município.
A Pesquisa foi realizada entre os 18 a 20 de agosto de 2023, com pessoas que votam no município do Rio de Janeiro. É uma pesquisa Utilizando a teoria das sondagens aleatórias, com uma amostra de 1.000 entrevistas, correspondentes a uma margem de erro de 3% e um intervalo de confiança de 95%, obedecendo à proporção dos moradores dos bairros (fonte PNAD/IBGE 2010), bem como a idade e o sexo dos eleitores locais (fonte TRE/CIDE 2022) e os entrevistados foram selecionados por cotas, em função das variáveis: sexo, faixa etária, renda do chefe do domicílio.
PERFIL DOS PRÉ CANDIDATOS
(PTB) - Deputado Estadual Rodrigo Amorim
É advogado e foi o Deputado estadual mais votado do Rio de Janeiro em 2018, e é réu pelo crime de violência política de gênero , famoso por quebrar uma placa com o nome de Marielle Franco.
Nas eleições de 2016 foi candidato a vice-prefeito do Rio de Janeiro junto a Flávio Bolsonaro, foi Secretário Municipal Adjunto de Governo e, posteriormente, Secretário Municipal Adjunto de Planejamento do Município de Mesquita, e Secretário Municipal de Cidadania e Direitos Humanos de Nilópolis, onde ajudou a criar o Procon Municipal. Foi fundador do Instituto Cão Guia Brasil.
Entre as importantes iniciativas do deputado Rodrigo Amorim, aprovou Lei que visa reaproveitar armas de guerra que foram recuperadas pela polícia do Rio de Janeiro e a lei que os estabelecimentos são obrigados a fornecer cardápios físicos impressos, visando facilitar a escolha dos pratos pelos clientes, especialmente aqueles que enfrentavam dificuldades com a visualização por meio de telas de dispositivos eletrônicos.
(PTB) - Ex-Deputada Estadual Alana Passos @alanapassosrj
Alana foi a única representante mulher do PSL na Alerj, e continuou na legenda mesmo após o rompimento de Bolsonaro com o partido.
Bolsonarista ferrenha, Alana comparte com o presidente Jair Bolsonaro a origem militar.
Sargento do Exército Brasileiro há mais de uma década, deixou a farda e entrou na vida política fluminense angariando 106.253 votos – foi a mulher mais votada e a terceira entre todos os candidatos.
(PL) - Deputado Estadual Alan Lopes @alanlopesrio
Alan Lopes é empresário da indústria têxtil, fundador do Instituto Intelectos e presidente da Comissão de Educação da Alerj.
Sua vida pública teve início em 2012, foi o fundador do movimento "Direita Inteligente", que tinha como objetivo principal a conscientização política da população e fornecer as ferramentas necessárias para enfrentar a guerra cultural.
Alan Lopes obteve a confiança de 42.720 eleitores em todo o estado do Rio de Janeiro, sendo eleito Deputado Estadual.
(PL) - Deputado Federal General Pazuello @generalpazuello.oficial
Eduardo Pazuello foi general de divisão do Exército Brasileiro. Atualmente é deputado federal mais votado pelo estado do Rio de Janeiro.
Foi ministro da Saúde do Brasil durante a pandemia de COVID-19 no país, entre 2020 e 2021
Em 1 de junho de 2021, foi designado por Bolsonaro como secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria de Assuntos Estratégicos.
(PL) - Senador Portinho @carlosportinho
Foi atleta do Flamengo. Advogado iniciou a carreira na advocacia no escritório TozziniFreire Advogados. Se especializou em direito esportivo, tributário e público e deu aulas em faculdades particulares. especializado em direito desportivo, foi vice-presidente jurídico do Flamengo em 2002[5] e atuou na defesa de outros clubes como Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Atlético-MG e São Paulo
No setor público, exerceu o cargo de secretário municipal de Habitação durante a gestão de Eduardo Paes na prefeitura do Rio de Janeiro, e secretário estadual de Meio Ambiente na gestão de Luiz Fernando Pezão (MDB) e subsecretário municipal de Habitação da gestão Marcelo Crivella (Republicanos).
Carlos Portinho em Novembro de 2020 toma posse como Senador, se tornando líder do governo Bolsonaro.
(Podemos) - Ex-Deputado Estadual Alexandre Freitas @alefreitasdep
É um advogado, filiado ao Podemos, foi deputado estadual do Rio de Janeiro.
Freitas denunciou ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, junto com o também Deputado Federal Paulo Ganime, a suspeita de superfaturamento na compra de respiradores pelo governo do então governador Wilson Witzel. Tais suspeitas levaram à prisão do ex-subsecretário de Saúde do RJ, Gabriel Neves.
Desta forma foi coautor do pedido de impeachement do governador, Wilson Witzel, ocupando assento na Comissão Especial de Impeachment
(PMN) - Deputado Estadual Fred Pacheco @fredpachecorj
Fred Pacheco, é bacharel em direito e pós-graduado em administração de empresas. Músico e compositor cristão, vocalista da Banda Dom, foi eleito deputado estadual pelo Partido de Mobilização Nacional (PMN).
O parlamentar é irmão do ex-deputado Márcio Pacheco, hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Na Alerj, pretende atua áreas de educação, cultura, saúde, pela defesa dos direitos das crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e pela elaboração de políticas públicas para pessoas com dependência química.
(PP) - Deputado Federal Dr. Luizinho @doutorluizinho
O deputado Luiz Antônio Teixeira Jr,. mais conhecido como Dr Luizinho, é médico ortopedista com MBA executivo em saúde pela Coppead e pós-graduação em medicina do Esporte e do Exercício, atualmente é Secretário de Saúde do Estado.
Antes de entrar para a política, foi secretário municipal de saúde de Nova Iguaçu (2013-2015), sua cidade natal, e secretário de Estado de Saúde do Rio (2016-2018). Em Nova Iguaçu, mesmo com poucos recursos, conseguiu inaugurar mais de 20 clínicas da Família, reformar o Hospital da Posse e reabrir a maternidade Mariana Bulhões, reduzindo a zero a mortalidade infantil.
Em 2018, concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo e obteve 103 mil votos, um dos mais votados da sua coligação. Em março de 2021, Dr. Luizinho foi eleito presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, se reelegendo Deputado em 2022 pelo PP.
No Rio, preside o Diretório Estadual do Partido Progressista. Apaixonado por samba e futebol, pela Beija Flor e pelo Flamengo.
(Republicanos) - Deputado Federal Marcelo Crivella @mcrivella
É engenheiro, escritor religioso, filiado ao Republicanos. Foi senador (2003 a 2017), ministro da Pesca e Aquicultura (2012 a 2014) e prefeito do Rio de Janeiro (2017 a 2020).
Trabalhou como taxista para custear os estudos universitários, e foi professor universitário em Barra do Piraí. Por conta do seu ministério religioso, tornou-se cantor e compositor, tendo 14 discos lançados, que já venderam mais de 5 milhões de cópias. Trabalhou por dez anos como missionário em países da África. É bispo, atualmente licenciado, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), denominação neopentecostal fundada por seu tio, Edir Macedo.
Foi eleito senador pela primeira vez 2002, com cerca 3,2 milhões de votos. Em 2010, tornou-se o primeiro senador reeleito no estado do Rio de Janeiro em 24 anos. Exerceu seu mandato até sua posse como prefeito da capital fluminense, cargo para o qual foi eleito no segundo turno da eleição municipal de 2016, em disputa com Marcelo Freixo (PSOL). Eleito deputado federal em 2022.
(Republicanos) - Deputado Federal Luis Carlos Gomes @luiscarlosgomesrj
Luis Carlos Gomes é formado em Gestão Pública, além de ser radialista profissional, locutor e apresentador. Esteve à frente de trabalhos sociais em alguns estados do país e liderou campanhas de ajuda humanitária.
Em julho de 2019, assumiu a presidência do Republicanos no estado do Rio de Janeiro. Pela legenda, em fevereiro de 2023, Luis Carlos assumiu o mandato na Câmara dos Deputados.
(NOVO) - Vereador Pedro Duarte @pedroduarterio
Graduado em Direito na PUC-Rio, foi presidente do Diretório Central de Estudantes, onde se destacou na vida política e social. Cursou a pós-graduação de gestão pública do Insper, em São Paulo.
Eleito com mais de 10 mil votos vereador da cidade do Rio de Janeiro pelo Novo, preside a comissão de C&T e é vice-presidente da Comissão do Plano Diretor.
Possui um Site onde expõe todos os gastos do governo de forma detalhada.
(PMB) - Presidente do PMB Nacional Suêd Haidar @Suêd Haidar
Suêd Haidar, mulher, negra, que desde muito cedo fez parte de movimentos sociais, inicialmente lutando por melhores condições de vida para região onde nasceu, e que mais tarde passa a se envolver nas causas da mulher e do país.
É fundadora da Creche Santa Clara, em Costa Barros e Presidente do Partido da Mulher Brasileira. Em 2018, concorreu a deputada federal e não foi eleita.
(MDB) - Deputado Federal Otoni de Paula @otonideputadofederal
Otoni de Paula, é pastor evangélico, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Foi vereador da cidade do Rio de Janeiro, e em 2018, foi eleito deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro com 120 498 votos e reeleito em 2022.
É filho do funcionário público e Deputado Estadual Otoni de Paula Pai e sobrinho da dupla de cantores evangélicos Otoniel & Oziel, mortos em um acidente automobilístico em 1976. Seu pai, pastor e cantor evangélico, e seu tio, Ozeias de Paula, também cantor evangélico.
Em 2021, o deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) juntamente com o cantor Sérgio Reis, foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tendo como objetivo apurar o eventual cometimento do crime de incitar a população, por meio das redes sociais, contra os membros dos Poderes.
O gabinete do político, em Brasília, foi alvo dos agentes, criando uma polêmica e quebrando o paradigma da inviolabilidade da Câmara de Deputados. Suas redes Sociais também foram bloqueadas gerando outros paradigmas perigosos e inéditos desde a redemocratização do país, criando mais duas polêmicas de violação aos princípios constitucionais da Imunidade parlamentar e da liberdade de expressão e da imprensa.
(União Brasil) - Vice-Governador Thiago Pampolha @thiagopampolha.ri
Um dos mais jovens deputados já eleitos para Alerj em 2010, quando tinha 23 anos, encerrou seu terceiro mandato em 2022, seguido para compor o governo do Rio como vice governador de Claudio Castro.
Foi secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, seu primeiro cargo de primeiro escalão da administração pública, sucedendo
No início da gestão de Claudio Castro, pela necessidade de apaziguar a bancada governista, Pampolha foi nomeado secretário de Meio Ambiente cargo que ocupa até hoje.
O então deputado presidia a Comissão de Meio Ambiente da Alerj, além de também já ter presidido a de Defesa dos Animais. Na secretaria, Pampolha participou do projeto de construção de um Bioparque no Sistema Lagunar da Barra.
(Patriotas) - Deputado Estadual Val Ceasa @val.ceasa
Aos 18 anos de idade veio ao Rio de Janeiro tentar a sorte, em um negócio familiar no CEASA/RJ. Aos poucos, foi tornando-se um especialista no cultivo e comercialização de frutas. Em seguida, realizou a aquisição de sua primeira fazenda, para o plantio de mamão e manga. Com muita humildade e trabalho, tornou-se um dos mais importantes produtores e revendedores de mamão do Estado do Rio de Janeiro.
A partir de 1997, começou a sua vida social, ajudando diversas famílias na região de Colégio, Acari e Irajá voluntariamente. Sua fama foi crescendo, sendo então apelidado de "Amigo do Povo". Em 2014, foi eleito deputado estadual (PDT). Obteve 13.604 votos. Sua votação foi de destaque, pela grande quantidade de votos, mesmo não tendo sido eleito. Em 2016, agora como candidato a vereador, foi eleito com 15.388 votos.
Em outubro de 2018, Val disputou novamente a candidatura de deputado estadual e foi eleito com 25.259 votos e reeleito em 2022.
(
PSB) - Deputado Federal Bandeira de Mello @eduardobandeirademello
Tijucano e flamenguista, se formou em Administração pela UFRJ. É pai de três filhos e avô.
Bandeira passou 36 anos no BNDES. Foi responsável pelo Programa de Modernização das Prefeituras, chefe do Departamento de Saneamento e do Departamento de Meio Ambiente e, nos últimos anos, trabalhou na área de infraestrutura, com projetos inovadores de logística e transportes.
Foi presidente do Clube de Regatas do Flamengo nos triênios 2013–2015 e 2016–2018, tirando a time da crise e dívidas deixada pelo ex-presidente Edmundo dos Santos que foi preso.
Atualmente Eduardo Bandeira de Mello é deputado federal pelo Rio de Janeiro.
(PSD) - Prefeito Eduardo Paes @eduardopaes
É o atual prefeito do Rio de Janeiro, cargo que ocupou anteriormente de 2009 a 2017. É bacharel em direito, fez figuração em novelas da TV Globo. Iniciou sua carreira política no início dos anos 90 como integrante da Juventude Cesar Maia e foi nomeado subprefeito da Zona Oeste do Rio de Janeiro
Em 1996 foi eleito vereador com a maior votação para o cargo, 82.418 votos.
Em 1998, elege-se deputado federal com 117.164 votos. Em 2001, foi nomeado Secretário do Meio Ambiente da cidade do Rio de Janeiro. Foi reeleito deputado federal em 2002 com 186.221 votos.
Concorreu ao governo do Estado em 2006, perdeu e declarou apoio a Sérgio Cabral Filho no segundo turno, acabou assumindo a Secretaria de Esportes e Turismo do novo governo fez parte da força-tarefa criada para otimizar os esforços do governo e terminar as obras do complexo do Maracanã, antes da realização dos Jogos Pan-Americanos do Rio.
Candidato a prefeito do Rio de Janeiro em 2008 em uma disputa acirrada, acaba sendo eleito no segundo turno com 50,8% dos votos válidos, derrotando Fernando Gabeira (PV). Em 2012, reelegeu-se no primeiro turno com 64% dos votos. Com a vitória de Cabral, Paes.
Nas eleições de 2018, Paes foi candidato ao governo do estado do Rio de Janeiro, mas foi derrotado por Wilson Witzel. Em 2020, três anos após o fim do seu segundo mandato, Paes decide concorrer novamente para a prefeitura do Rio de Janeiro na eleição municipal e no segundo turno Paes venceu o então prefeito Marcelo Crivella com 64.07% dos votos (1.629.319 votos), conquistando assim um terceiro mandato no comando da capital fluminense.
Nas eleições de 2022, apoio Lula e ajudou a eleger uma grande bancada de Deputados em seu partido.
(PT) - Ex-Deputado Federal Marcelo Freixo @marcelofreixo
O PT negocia a vice de Paes, mas tem uma carta na manga. Freixo é formado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é professor e atual presidente da Embratur. Foi deputado estadual por três mandatos consecutivos e presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).
Nas eleições de 2014, foi o deputado estadual mais votado do Brasil. Em 2018, foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro com 342.491 votos, sendo o segundo mais votado do estado.
Ganhou notoriedade nacional quando presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito das milícias no Rio de Janeiro, tendo inspirado um personagem do filme Tropa de Elite 2, de José Padilha. Freixo foi também colunista na Folha de S.Paulo até julho de 2016, escrevendo periodicamente textos de opinião sobre a conjuntura política, econômica e as questões sociais no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo.
(PDT) - Deputada Estadual Martha Rocha @delmartharocha
Presidente do Diretório Estadual do PDT, foi a primeira mulher na história a chefiar a Polícia Civil do Rio de Janeiro, sua gestão ficou marcada, principalmente, pela criação da Cidade da Polícia, a retirada de circulação dos principais criminosos do estado à época, a melhoria do atendimento ao público nas delegacias, a intensificação das ações de prevenção à violência contra a mulher, a ampliação do serviço de registro de ocorrência online, além do reajuste do auxílio alimentação dos policiais civis, uma antiga reivindicação da classe.
Entrou para a Polícia Civil aos 23 anos, Sete anos depois, já graduada bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), se tornou delegada. Passou por várias unidades e participou decisivamente do projeto de criação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs). Em 1993, com apenas três anos no cargo de delegada e um ano após ter sido vice-presidente da Comissão da Segurança Pública da RIO 92, Martha atingiu o seu primeiro feito inédito, aos 33 anos, a primeira mulher a chefiar o Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE).
Em 2014, foi eleita pela primeira vez deputada estadual e, na Alerj, assumiu a presidência da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia. Em 2019, começa o seu segundo mandato na Alerj. É autora de mais 62 leis, e é reeleita em 2022 para seu 3º mandato que é voltado principalmente para a área de segurança e para defesa das mulheres. Martha Rocha, por exemplo, é autora da lei que isenta de pagamento de ICMS policiais civis e militares, bombeiros e agentes penitenciários na compra de uma arma.
(Psol) - Deputado Federal Tarcísio Motta @tarcisiomottapsol
Professor licenciado do Colégio Pedro II, trabalhou na rede estadual e municipais, e foi o vereador mais votado do Rio por dois mandatos, atuando sempre em defesa da educação e cultura.
Além disso, presidiu a CPI das Enchentes, que apontou soluções para problemas gerados pelas chuvas, garanti aluguel social para desabrigados e passe-livre universitário.
Pela CPI dos Ônibus, impediu aumentos abusivos das passagens e desvendei a caixa-preta da máfia dos transportes.
Atualmente é deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro, eleito com cerca de 160 mil votos e presidente do PSOL Carioca, diretório municipal do partido no Rio de Janeiro.
Leia ainda:
ELEIÇÕES 2024: Lista atualizada dos Pré-candidatos a Prefeito de 90 cidades do Rio de Janeiro
Eleições 2024: Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito do Rio de Janeiro
Veja quem podem ser os pré-candidatos a prefeito de Cabo Frio de 2024
Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Duque de Caxias em 2024
Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de São Fidélis em 2024
Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Cardoso Moreira em 2024
Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Quissamã em 2024
Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Carapebus em 2024
Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Macaé em 2024
Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Italva em 2024
Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Campos dos Goytacazes em 2024
Da Editoria Última Hora Online / Agência Brasil / ASCOM / Imagem: Redes Sociais
Notícias exclusivas e ilimitadas
O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.
Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!
Entre para os nossos grupos de WhatsApp (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR), nossas Redes Sociais Facebook, Instagram Twitter e YouTube e receba notícias.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!