Paes vai a Lula contra ferrovia que liga Porto do Açu só ao ES

Prefeito do Rio, Eduardo Paes, diz que vai pedir a Lula que Ferrovia EF-118 ligue a Baixada Fluminense ao Porto do Açu, no Norte do RJ (foto: Instituto Lula / Divulgação)

Paes vai a Lula contra ferrovia que liga Porto do Açu só ao ES

Via Diário do Porto

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, é contra o modelo de implantação da Ferrovia EF-118 que vem sendo defendido pelo Ministério dos Transportes. Para ele é inadmissível que o projeto preveja apenas o trecho que liga o Porto do Açu, no Norte Fluminense, ao estado vizinho do Espírito Santo. Paes, em vídeo postado em suas redes sociais, defende que seja realizada também a ferrovia que, saindo de Duque de Caxias, vai interligar vários municípios do Estado do Rio até aquele porto.

Veja o vídeo de Paes, no qual ele diz que vai procurar o presidente Lulapara discutir a questão: https://www.instagram.com/share/BAOLaMXwa1

A extensão do projeto defendido por Paes tem 575 quilômetros, enquanto a solução apresentada pelo Ministério tem 170. A proposta do Governo Federal usa dinheiro público destinado a desenvolver o sistema ferroviário do Estado do Rio para criar um corredor de exportação, principalmente de minério de ferro e alguns produtos agrícolas, beneficiando as economias de Minas Gerais e Espírito Santo.

Os técnicos que apoiam essa solução argumentam que os municípios do Rio não produzem cargas que necessitem do transporte ferroviário, sendo mais racional o modal por rodovias. Para eles, a ferrovia não é um fator que vá provocar o desenvolvimento local e, sim, antes deve existir já uma demanda pelos trens, para depois serem implantados. Para provar essa tese, afirmam que a ferrovia Rio-Vitória já existiu e foi sendo desarticulada ao longo dos anos, por falta de uso.

Paes também defendeu fortalecimento do Galeão

A briga de Paes por assuntos de interesse estadual não é nova. Em 2023, ele também procurou Lula em defesa do movimento que queria transferir voos do Aeroporto Santos Dumont para fortalecer o Aeroporto Internacional do Rio. A pressão deu certo e, com a decisão favorável do presidente da República, o Galeãoentrou em um ciclo de recuperação, voltando a ser um dos mais importantes do país. Na época, também houve técnicos contra a restrição ao Santos Dumont, alegando que a decadência do Galeão era fruto do enfraquecimento econômico do Estado do Rio e nada adiantaria ser feito. O tempo mostrou que estavam errados.

A Ferrovia EF-118 foi debatida na última sexta-feira, 31/1, em uma audiência pública na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Na ocasião, os representantes do Ministério dos Transportes defenderam a construção apenas do trecho entre o Porto do Açu para o Espírito Santo, alegando benefícios econômicos. O engenheiro Wagner Victer, ex-secretário estadual de Energia, Indústria e Petróleo, rebate esses argumentos afirmando que a geração de empregos no porto será muito pequena (menor do que a de um grande supermercado) e a arrecadação de impostos será restrita, pois há isenção em atividades de exportação (Lei Kandir). 

Por Jornal da República em 02/02/2025
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