Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
De autoria do deputado estadual Coronel Salema, a Lei n° 9.234/21 - que determina a afixação de cartazes de conscientização sobre o combate e prevenção ao abuso sexual infantil, pedofilia, cyberpedofilia e exploração sexual infantil -, ganhou espaço no painel publicitário do pedágio da Ponte Rio-Niterói.
"É fundamental sensibilizar a população acerca desse tema. Informação é prevenção e aprender é sinônimo de defesa. Temos que proteger nossas crianças e adolescentes desses crimes hediondos e o único caminho é unindo educação, prevenção e combate", ressaltou o Coronel Salema.
Durante este mês, o Governo Federal realiza a campanha Maio Laranja - marcado pela conscientização sobre a prevenção desses crimes.
Somente em 2021, mais de 1.500 denúncias de violência sexual na internet contra crianças e adolescentes foram registradas pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH). De acordo com o relatório "Segurança online de crianças e adolescentes: minimizar o risco de violência, abuso e exploração sexual online", uma em cada cinco crianças e adolescentes entre nove e 17 anos vê material sexual indesejado online.
O documento foi publicado em 2019 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Lazer (Unesco) e a União Internacional de Telecomunicação (UIT).
Os crimes cibernéticos como pedofilia, pornografia infantil e outras formas de violência podem ser denunciados pelo Disque 100. Todas as denúncias podem ser feitas de forma anônima.
Além disso, os registros podem ser feitos por meio do site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil, pelo Telegram e pelo número de WhatsApp da ONDH: (61) 99656-5008. O serviço é disponível 24h por dia, incluindo finais de semana e feriados.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!