Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Uma importante solicitação de cidadãos de São Gonçalo, em especial da classe artística da cidade entrará na pauta de discussão da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro nesta terça-feira, dia 07/12.
Trata-se da PL 5113/2021, de autoria do deputado estadual Ronaldo Anquieta, que tem como proposta a criação do Parque Estadual Fazenda Colubandê no Município de São Gonçalo.
De acordo com Ronaldo Anquieta, a proposta tem como objetivo a conservação de um importante patrimônio de relevância histórica, arquitetônica e ambiental.
A Fazenda Colubandê é tombada pelo IPHAN e é um importante exemplar da arquitetura rural brasileira, além de ter sido a maior produtora de cana-de-açucar do século XIX.
"A proposta partiu de uma demanda dos cidadãos gonçalenses, em especial da classe artística da cidade que compreende a importância do espaço como preservação e resgate da história não só da cidade, mas do estado.
A fazenda Colubandê faz parte da nossa construção, é um dos espaços históricos mais importantes do Brasil, é um dos únicos imóveis do Brasil com arquitetura setencista preservada localizada em área urbana, além de ser um marco cultural de construção do povo e da cidade de São Gonçalo, é nosso dever fazer deste lugar um santuário histórico, ouvindo o clamor da sociedade civil e dos ativistas artísticos locais que cuidaram do espaço por nove anos, durante a ausência do poder público", explicou o deputado Ronaldo Anquieta.
A proposta também conta com o apoio do vereador Romário Regis. "Desde 2012 a Fazenda Colubandê ficou abandonada.
Durante todo esse tempo, junto da sociedade civil e agora através do mandato, faço o possível para contribuir para que aquele espaço vire o coração cultural da cidade.
Ver o Deputado Estadual Ronaldo Anquieta se mobilizando para transformar o espaço num Parque Estadual é fantástico.
Só tenho que celebrar e agradecer ao Ronaldo por essa movimentação. A Fazenda Colubandê é nossa! Ela precisa dessa atenção" relatou o vereador Romário Regis.
Cleise Campos, membro do coletivo Fazenda Colubandê Quem Ama Cuida, ativista política artística de São Gonçalo, também falou da importância da proposta.
“Há nove anos o Coletivo Fazenda Colubandê Quem Ama Cuida, mantém uma ação de cuidado pelo conjunto arquitetônico Fazenda Colubandê, em especial a casa sede e a capela. É um valor inestimável esse patrimônio histórico cultural instalado em São Gonçalo que é propriedade do Estado do Rio de Janeiro, e que para nós, uma medida como a do Deputado Estadual Ronaldo Anquieta, quando ele propõe um PL que estabelece uma ação pontual e certeira na defesa da Fazenda Colubandê, é fantástico. Afinal de contas, a proposta de um Parque Estadual abraça todo o conjunto de propostas que a gente vem mantendo ao longo de nove anos, quando nós nos organizamos no final de 2012, e desde este ano a Fazenda Colubandê ficou abandonada. Só tenho que celebrar e agradecer ao deputado Ronaldo Anquieta por essa movimentação. A Fazenda Colubandê é nossa! Ela precisa dessa atenção", completou Gleice.
A PL 5113/2021 está em primeira discussão em regime de urgência na sessão do dia 07/12 na ALERJ.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!