Parque Nacional do Itatiaia completa 86 anos

Uma solenidade, no Centro de Visitantes do Parque, marcou a passagem na tarde da última quarta-feira (14/06).

Parque Nacional do Itatiaia completa 86 anos

   Criado em 14 de junho de 1937, pelo então presidente Getúlio Vargas, o PNI (Parque Nacional do Itatiaia), primeira Unidade de Conservação do Brasil, está comemorando 86 anos. Participaram do evento o prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira, o presidente do ICMBio, Mauro Oliveira Pires, a Gerente Regional da instituição, Fernanda Garcia de Sá, o gestor do PNI, Felipe Cruz Mendonça, além de autoridades municipais das cidades abrangidas pela Unidade de Conservação. 

 Questões como inclusão e acessibilidade foram predominantes na comemoração dos 86 anos do Parque Nacional do Itatiaia. A execução do Hino Nacional, em Libras feita pelos alunos da Escola Rompendo o Silêncio, de Resende, deu início a solenidade, que inclui também a apresentação artística da APAE, de Itatiaia. Um dos pontos altos da solenidade foi a inauguração de uma trilha acessível para cadeirantes, a Alameda Conectar. A programação de comemoração do 86° aniversário do PNI incluiu ainda uma palestra sobre capacitismo e inclusão e a abertura da exposição ‘Artes e Biomas do Brasil’. 

O Parque Nacional do Itatiaia, inserido no Bioma Mata Atlântica, está situado na Serra da Mantiqueira entre os estados de Minas gerais e Rio de Janeiro, abrangendo parte do território de Itatiaia e Resende, no Rio de Janeiro, e Itamonte e Bocaina de Minas, em Minas Gerais. O presidente do ICMBio, Mauro Oliveira Pires, destacou a rica biodiversidade e ampla variedade de ecossistemas e paisagens do PNI. 

“O Parque Nacional do Itatiaia segue sendo uma referência para unidades de conservação não só do Brasil, mas de todo mundo. Estando aqui no aniversário destes 86 anos, vejo como esta Unidade de Conservação continua sendo importante e fazendo sentido para a sociedade”, disse. 

O gestor do Parque, Felipe Mendonça, lembrou que a presença dos alunos da Escola Rompendo o Silêncio, de Resende, e da APAE, de Itatiaia, evidenciou o caráter de inclusão e acessibilidade que se quis dar ao evento. “Este espaço é público e precisa incluir a todos: moradores, estudantes, pessoas com necessidades. Este é um dos nossos objetivos como instituição”, frisou.  

 

O prefeito Irineu Nogueira entende ser importante assegurar o maior acesso possível dos moradores de toda a região ao Parque Nacional do Itatiaia. Segundo ele, uma frequência maior de moradores dos municípios do entorno da unidade pode contribuir para valorizar o significado histórico e a enorme relevância ambiental, turística e estratégica do PNI.  

  “Preservar este acervo natural é um dever de todos nós. A Prefeitura de Itatiaia está empenhada em ser parte integrante neste esforço de conservação ambiental”, afirmou. 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação PMI

Fotos: Divulgação PMI

Por Jornal da República em 15/06/2023
Aguarde..