Partido dos Trabalhadores atua para tirar governador Cláudio Castro do PL

Ideia é levar governador do Rio para partido aliado a Lula

Partido dos Trabalhadores atua para tirar governador Cláudio Castro do PL

Reprodução CNN

Na busca para aumentar a base de apoio ao governo Lula, o PT trabalha para tirar o governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. A ideia é levá-lo para uma legenda que esteja apoiando total ou parcialmente o governo, preferencialmente o União Brasil – fontes da legenda confirmaram que há conversas nesse sentido.

Coordenador da bancada do Rio na Câmara, o deputado federal Washington Quaquá (PT) afirmou à CNN que toca a articulação, iniciada na semana passada. Para aliados do governador, a hipótese de saída do PL ainda é vista como embrionária – mas não está descartada.

O governador atuou pesadamente para eleger Rodrigo Bacellar presidente da Assembleia Legislativa do Rio  (Alerj), fato que gerou um racha na bancada de parlamentares do PL.  Desde que foi reeleito, Castro tem se distanciado da ala mais bolsonarista do partido e adotado uma postura mais próxima ao centro, como forma de manter o diálogo com Lula.

Petistas acreditam que Castro poderia atrair uma ala do PL para legenda de perfil mais governista, e, assim, aumentar a base de Lula na Câmara.Após o Carnaval, ele pretende buscar um lugar nas instâncias decisórias do partido – ele é um dos dois governadores do PL, o outro é Jorginho Mello, de Santa Catarina.

Cotado como destino de Castro, o União Brasil no Rio é presidido pelo prefeito de Belford Roxo, Waguinho, marido de Daniela Carneiro, ministra do Turismo. O vice-governador do Rio, Thiago Pampolha, também é da legenda.

Waguinho, que fez campanha para Lula na última eleição, é considerado próximo ao governador do estado. Citado como outro possível destino de Castro, o PSD no Rio de Janeiro é comandado por Eduardo Paes, prefeito da capital fluminense.

 

Por Jornal da República em 18/11/2023
Aguarde..