Páscoa com esporte e lazer leva centenas de famílias ao Estádio Célio de Barros

Crianças curtem o pula-pula durante o 'Esporte, Páscoa e Lazer', sábado: a Páscoa foi marcada por muita diversão no Complexo Esportivo do Maracanã (Foto: André Luiz Mello / Divulgação)

Páscoa com esporte e lazer leva centenas de famílias ao Estádio Célio de Barros

Páscoa com esporte e lazer leva centenas de famílias ao Estádio Célio de Barros

A Páscoa dos cariocas contou no sábado (8/4) com uma programação especial no Maracanã, na Zona Norte da capital fluminense. O Estádio de Atletismo Célio de Barros recebeu centenas de famílias de diversas regiões da cidade para uma programação gratuita que foi muito além do esporte. Aberto para a criançada e sem limite de idade, o evento "Esporte, Páscoa e Lazer", realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Suderj, ofereceu brincadeiras, feira de ciências, rodas de leitura e muita diversão. Os pais também aproveitaram o evento para emitir documentos, tirar dúvidas sobre benefícios e ainda se candidatar a vagas de emprego apresentadas pela Secretaria de Trabalho e Renda.

— Esse foi mais um evento realizado graças à contrapartida social da Lei de Incentivo ao Esporte do Rio de Janeiro. Foi uma manhã de muitas interações, troca de conhecimentos, feira de ciências para as crianças, além de serviços públicos para a população. Mais do que esporte e lazer, o Governo do Estado está levando cidadania às famílias em uma data tão emblemática como a Páscoa, um papel que o Estado tem muito orgulho em poder cumprir e que pretende em breve consolidar nos municípios de todas as regiões do Rio de Janeiro — comentou Rafael Picciani, secretário de Esporte e Lazer do Estado.

A programação começou às 8h e foi até 13h. A chuva deu uma trégua, e as crianças puderam ver a chegada do coelho da Páscoa, que levou alegria para todos. Ao longo da manhã, o público participou de atividades com brinquedos infláveis, como o futebol de sabão e a subida na escalada. os pequenos ainda tiveram a oportunidade de treinar a mira no arco e flecha e no chute ao gol. E teve mais: lançado às famílias, o desafio de badminton e de big vôlei foi um dos mais disputados pelos participantes.

— Foi uma ótima oportunidade de juntar o esporte, lazer e diversos serviços oferecidos por órgãos do Governo do Estado. Essa é uma das importâncias do esporte, quebrar paradigmas e ir além — afirmou o presidente da Suderj, Gelby Justo.

Sessões de leitura com o Programa Mais Leitura, da Imprensa Oficial do Estado, foram outro ponto alto da programação, que contou ainda com venda e doação de livros infantis.

— Eu escolhi esse livro aqui porque gostei do desenho, mas eu gosto de ler também. Às vezes eu leio na biblioteca da minha escola e gosto muito — contou Daniel Souza, de 10 anos, morador do Parque Arará, em Benfica, Zona Norte do Rio, que escolheu o livro ilustrado Soprinho, da Operação Lei Seca.

Animação e teatro de fantoches

Outras ações que fizeram a alegria da criançada foi a distribuição de algodão doce, animação com bola mania, além de esculturas feitas em balões, pintura facial e teatro de fantoches.

— Pra mim foi ótimo trazer as crianças aqui hoje. É bom que a gente tira o foco deles um pouco da rotina, dos problemas que a gente de comunidade vive, e oferecer uma visão diferente. Aqui teve diversão, foi bom demais — disse a dona de casa Camile Marques, que levou os quatro filhos para o evento.

O Esporte, Páscoa e Lazer foi realizado com a contrapartida social da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado, pelo evento Energia em Movimento, que tem a Enel como patrocinadora. Também contaou com a parceria da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, Secretaria de Governo, Detran/RJ, Procon/RJ, Cecierj, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Fundação Leão XIII.

 

Por Jornal da República em 10/04/2023
Aguarde..