Pé-de-Meia: Aluno da rede estadual participa de cerimônia ao lado do presidente Lula

Pagamento da primeira parcela do programa de incentivo financeiro-educacional é anunciado em Brasília

Pé-de-Meia: Aluno da rede estadual participa de cerimônia ao lado do presidente Lula

Nesta segunda-feira (25/03), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, o pagamento do primeiro incentivo financeiro-educacional do programa Pé-de-Meia. Durante o evento, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, o aluno Mateus da Silva Sousa, do Colégio Estadual Padre Anchieta, de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, recebeu o cartão da Caixa Econômica das mãos do presidente. Cerca de 2,5 milhões de estudantes serão beneficiados.

– 480 mil pessoas desistiram do Ensino Médio no ano passado. Isso é muito grave. Muitos desses jovens precisam ajudar em casa, no orçamento, e, com isso, são forçados a jogar fora uma das melhores fases de sua vida, sem chances de buscar uma nova carreira, de ter um futuro brilhante na educação. O que estamos fazendo é dar o início de algo muito importante. Hoje, com alegria, estamos entregando o primeiro cartão do programa Pé-de-Meia para nossos jovens, e nosso compromisso é com a educação brasileira, garantindo que esses estudantes fiquem na escola – afirmou Lula.

O Pé-de-Meia é um programa do Governo Federal, que, por meio do MEC, fornecerá incentivo financeiro para estudantes de baixa renda regularmente matriculados no Ensino Médio da rede pública, como forma de combater a evasão escolar. Serão contemplados alunos dos 14 aos 24 anos, cuja família está inscrita no Cadastro Único (CadÚnico).

– A nossa meta é não perder nenhum jovem no Ensino Médio público brasileiro. Muitos abandonam a escola por causas financeiras. De acordo com o último Censo, 69 milhões de brasileiros não concluíram a educação básica, e isso tem um impacto muito grande na produtividade, na economia, na perspectiva do jovem e no futuro das pessoas – disse o ministro Camilo Santana.

Para saber se foram contemplados pelo programa, os alunos podem consultar o aplicativo Jornada do Estudante. O depósito da parcela única de R$ 200, relativa ao Incentivo-Matrícula, ocorrerá de forma escalonada, conforme o mês de nascimento: os estudantes nascidos em janeiro e fevereiro recebem no dia 26 de março; no dia seguinte, recebem os alunos nascidos em março e abril, e assim sucessivamente, até dia 3 de abril.

O jovem Mateus da Silva Sousa, do Colégio Estadual Padre Anchieta, em Caxias, representou o estado do Rio de Janeiro na cerimônia e falou da importância deste incentivo para os estudantes.

– Eu gostaria de agradecer ao governo por esse projeto, que está disponibilizando esta ajuda para todos nós. Muitos não têm opção. Essa é uma iniciativa muito necessária. Meus pais não tiveram a oportunidade de terminar o estudo. Estou aqui por mim e por eles, para realizar meus sonhos e alcançar o que eu desejo – comentou o estudante de 17 anos, que cursa a 3ª série do Ensino Médio.

De acordo com o MEC, os estudantes que integram famílias beneficiárias do Bolsa Família terão prioridade para receber o Pé-de-Meia. Por outro lado, alunos cadastrados como família unipessoal no Bolsa Família não têm direito ao programa.

 

Por Jornal da República em 26/03/2024
Aguarde..