Pé-de-Meia: Aluno da rede estadual participa de cerimônia ao lado do presidente Lula

Pagamento da primeira parcela do programa de incentivo financeiro-educacional é anunciado em Brasília

Pé-de-Meia: Aluno da rede estadual participa de cerimônia ao lado do presidente Lula

Nesta segunda-feira (25/03), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, o pagamento do primeiro incentivo financeiro-educacional do programa Pé-de-Meia. Durante o evento, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, o aluno Mateus da Silva Sousa, do Colégio Estadual Padre Anchieta, de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, recebeu o cartão da Caixa Econômica das mãos do presidente. Cerca de 2,5 milhões de estudantes serão beneficiados.

– 480 mil pessoas desistiram do Ensino Médio no ano passado. Isso é muito grave. Muitos desses jovens precisam ajudar em casa, no orçamento, e, com isso, são forçados a jogar fora uma das melhores fases de sua vida, sem chances de buscar uma nova carreira, de ter um futuro brilhante na educação. O que estamos fazendo é dar o início de algo muito importante. Hoje, com alegria, estamos entregando o primeiro cartão do programa Pé-de-Meia para nossos jovens, e nosso compromisso é com a educação brasileira, garantindo que esses estudantes fiquem na escola – afirmou Lula.

O Pé-de-Meia é um programa do Governo Federal, que, por meio do MEC, fornecerá incentivo financeiro para estudantes de baixa renda regularmente matriculados no Ensino Médio da rede pública, como forma de combater a evasão escolar. Serão contemplados alunos dos 14 aos 24 anos, cuja família está inscrita no Cadastro Único (CadÚnico).

– A nossa meta é não perder nenhum jovem no Ensino Médio público brasileiro. Muitos abandonam a escola por causas financeiras. De acordo com o último Censo, 69 milhões de brasileiros não concluíram a educação básica, e isso tem um impacto muito grande na produtividade, na economia, na perspectiva do jovem e no futuro das pessoas – disse o ministro Camilo Santana.

Para saber se foram contemplados pelo programa, os alunos podem consultar o aplicativo Jornada do Estudante. O depósito da parcela única de R$ 200, relativa ao Incentivo-Matrícula, ocorrerá de forma escalonada, conforme o mês de nascimento: os estudantes nascidos em janeiro e fevereiro recebem no dia 26 de março; no dia seguinte, recebem os alunos nascidos em março e abril, e assim sucessivamente, até dia 3 de abril.

O jovem Mateus da Silva Sousa, do Colégio Estadual Padre Anchieta, em Caxias, representou o estado do Rio de Janeiro na cerimônia e falou da importância deste incentivo para os estudantes.

– Eu gostaria de agradecer ao governo por esse projeto, que está disponibilizando esta ajuda para todos nós. Muitos não têm opção. Essa é uma iniciativa muito necessária. Meus pais não tiveram a oportunidade de terminar o estudo. Estou aqui por mim e por eles, para realizar meus sonhos e alcançar o que eu desejo – comentou o estudante de 17 anos, que cursa a 3ª série do Ensino Médio.

De acordo com o MEC, os estudantes que integram famílias beneficiárias do Bolsa Família terão prioridade para receber o Pé-de-Meia. Por outro lado, alunos cadastrados como família unipessoal no Bolsa Família não têm direito ao programa.

 

Por Jornal da República em 26/03/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

BBB 23: Intolerância religiosa é um mecanismo de exclusão
24 de Fevereiro de 2023

BBB 23: Intolerância religiosa é um mecanismo de exclusão

Projetos da Lei Aldir Blanc para museus deixam legados culturais
06 de Setembro de 2021

Projetos da Lei Aldir Blanc para museus deixam legados culturais

Mano Brown quer entrevistar Dilma em seu podcast: ‘Uma das mulheres mais injustiçadas da história’
20 de Março de 2022

Mano Brown quer entrevistar Dilma em seu podcast: ‘Uma das mulheres mais injustiçadas da história’

Acic estará presente no I Fórum Rio Empreendedor 2023
09 de Outubro de 2023

Acic estará presente no I Fórum Rio Empreendedor 2023

Aguarde..