Percevejos atacam idosos em albergue da prefeitura

O Albergue Alfonso Lavalle, inaugurado em 30 de março de 2022, destinado para acolher idosos em situações vulneráveis, vem passando por vários problemas em sua administração, o principal deles é a picada de percevejos que podem acarretar sintomas graves como feridas, insônia, ansiedade e até na transmissão da doença de chagas. 

Apesar de saber de todos os problemas, não tomam nenhuma atitude, demonstrando total desinteresse com o bem-estar dos idosos albergados. Hoje, o albergue, conta com cerca de 50 idosos entre homens e mulheres.

O prédio fica num casarão bem antigo onde, até pouco tempo, funcionou um hotel, não conta com saída de emergência, só tem dois extintores de incêndio e suas paredes são revestidas de madeira.  

Segundo denúncias, também existe a falta de equipamentos obrigatórios como estetoscópios, aparelho para verificar pressão arterial, oxímetro, aparelho que detecta as alterações nos níveis de oxigênio do sangue por meio do tecido do dedo, aparelho para verificar a taxa de glicose, técnicos de enfermagem capacitados, enfermeiros e médicos de plantão, além da falta de preparo dos funcionários que trabalham nas dependências do albergue, às normas de higiene ao manipular os alimentos, falta de luvas e máscaras na hora de servir o café da manhã, almoço, lanche, jantar e medicamentos. 

Outro problema diz respeito ao tratamento dado a maioria dos idosos. Quando chega às 9 horas da manhã, de segunda a sábado, com exceção dos domingos e feriados, todos são obrigados a se retirar do quarto e só podem retornar a partir das 17 horas.

O que se vê entre esses horários, são vários idosos dormindo em cadeiras e mesas, muitos devido ao ataque de percevejos que fazem com que todos acordem na madrugada e também porque são dependentes de medicamentos de tarja preta.

Além desses problemas, as paredes dos quartos, refeitório e área comum do albergue estão com umidade, que podem causar problemas respiratórios nesses idosos. Existe até uma samambaia crescendo na parede devido a uma infiltração de água.

Outro reclamação é a falta de preparo dos cuidadores dos idosos.

 

Por Jornal da República em 18/04/2023
Aguarde..