PESQUISA: Ipec aponta queda da popularidade do governo Lula

POR ROBERTO MONTEIRO PINHO

PESQUISA: Ipec aponta queda da popularidade do governo Lula

Pesquisa Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) divulgada na quinta-feira (12/9) aponta que 35% dos brasileiros consideram a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como boa ou ótima, ante 34% que avaliam como ruim ou péssima.

O resultado da Pesquisa Ipec mostra que a avaliação positiva do mandatário oscilou para baixo desde o último levantamento realizado em julho, quando atingiu 37%. Já a avaliação negativa oscilou para cima, antes registrada 31%. A variação ocorre dentro da margem de dois pontos para mais ou para menos.

Os participantes que consideram a gestão do petista regular variam de 31% para 28%. Novamente, somam 2% os que não sabem ou preferem não opinar. O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 9 de setembro e entrevistou 2 mil brasileiros e brasileiras com 16 anos ou mais, aptos a votar.

OABRJ: Basílio e Drummond unidas para concorrer à presidência

A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio de Janeiro, Ana Tereza Basílio, caminha a passos largos para lançar sua candidatura oficial, a partir da primeira quinzena de outubro, quando inicia a contagem regressiva para eleições gerais, marcadas para o dia 25 de novembro.

Com liderança entre as mulheres advogadas, e desenvolvimento do projeto de Mentoria, (um dos mais importantes na advocacia fluminense), a Basilio ainda conta com o apoio da advocacia evangélica, e de lideranças históricas da instituição. No mês de agosto uma pesquisa divulgada pela coluna, divulgou consulta informal em que Basílio liderava a preferência dos advogados com 41,9% de citações. 

Alianças

O sinal latente da proximidade da advogada com Basilio, aconteceu em agosto, quando a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ) criou uma comissão composta por advogados evangélicos. Basílio é o nome que tem a chancela do atual presidente, Luciano Bandeira, para sucedê-lo.

Sylvia Drummond desistiu de postular a presidência, e passou compor a chapa de Basílio. A união foi comemorada, e vista como auspiciosa para a advocacia fluminense. A dupla foi anunciada num evento realizado no dia 7 de setembro, no Iate Clube do Rio de Janeiro, quando foi a presentada a composição e complementado com os temas prioritários para a próxima gestão. Na eleição em 2021, Drummond concorreu a presidência e foi a segunda colocada com 27,99% dos votos.

Barra da Tijuca: Advogada Renata Mansur é a mais citada para sucessão

A subseção da Barra da Tijuca, com mais de 12 mil advogados, segundo apuramos, tem como postulante à presidência, a advogada, Renata Mansur, que à exemplo de Ana Tereza Basílio, é a atual vice-presidente na atual gestão da subseção. A advogada tem o apoio do presidente da entidade Marcus Soares e da própria Basílio e a renomada advogada Sylvia Drummond. A campanha regional é vista como uma das mais importantes do continente, reúne inúmeros empreendimentos imobiliários, revela um crescimento econômico e temas que envolvem a advocacia brasileira presentes na vida urbana.

Na Barra estão os mais destacados advogados do país, enquanto o trabalho e dinâmica dos eventos da subseção, são organizados pelas Comissões temáticas. A Escola de Superior da Advocacia – ESA, por estarem entre os mais produtivos. No cenário regional, outro evento, tem como destaque a conclusão da obra da sede regional, já em fase final, com previsão de entrega, ao final de setembro deste ano.

A dinâmica dos dirigentes é visível diante dos inúmeros eventos, e tem o reconhecimento das classes, e por consequência projeta Renata Mansur como sucessora do atual presidente. No final do mês de setembro será realizada uma pesquisa junto aos advogados da OAB Barra, quando será conhecida a preferência dos candidatos na região.

Debate: Agressão de Datena contra Marçal virou caso de polícia

A Polícia Civil de São Paulo abriu uma investigação para apurar a agressão cometida pelo apresentador de TV, José Luiz Datena contra Pablo Marçal. Ambos são concorrentes na eleição da Prefeitura de São Paulo. No domingo (15/9), durante um debate ao vivo na TV Cultura, Datena alegou ter sido ofendido e bateu com uma cadeira de ferro em Marçal.

A ocorrência foi registrada no 78º distrito policial da capital. E inquérito vai apurar os crimes de lesão corporal e injúria, que teriam sido cometidos por Datena.

O crime de lesão corporal pode ser leve ou grave, sendo que no caso leve, não resulta em prisão em flagrante e geralmente não leva ao encarceramento. Porém, no caso de lesão corporal grave, quando ocorre risco de morte, incapacidade para realizar atividades habituais por mais de 30 dias, ou perda parcial de função de membro ou amputação, o autor pode ser preso em flagrante ou preventivamente. Boletim médico aponta que Marçal teve "traumatismo na região do tórax à direita e em punho direito, sem maiores complicações associadas".

LULA: Governo anuncia medidas para combater incêndios no país

As queimadas estão presentes em praticamente todos os estados brasileiros. O Espírito Santo é uma exceção. No estado, as temperaturas ultrapassam 30 graus e chegam a 35 em alguns municípios. Não há previsão de chuva significativa nas próximas horas e a umidade relativa do ar está baixa, com média de 30%, sendo inferior a 20% em algumas áreas.

Segundo a pauta presidencial, o presidente Lula vai se encontrar com os chefes dos poderes para tratar do enfrentamento às queimadas que acontecem em todo o país. A reunião está marcada para a tarde de terça (17) no Palácio do Planalto. A ideia é que o encontro com o Legislativo e o Judiciário ajude o governo a avançar na articulação de medidas de combate à crise climática. Também nesta semana, a expectativa é que haja um encontro do presidente Lula com governadores.

Trump: Apoio de Robert Kennedy, traz combustível para superar Kamala

 

Após ter surfado na onda de ser a nova candidata democrata à Casa Branca

Kamala Harris estagnou nas pesquisas e agora vê um crescimento recente do ex-

Presidente Donald Trump nos levantamentos. Nas últimas três semanas o

Republicano vem tirando a diferença, principalmente após a desistência do

candidato independente Robert Kennedy, que apoia Trump.

 

A pesquisa do instituto Marist para a National Public Radio (NPR) e a PBS News, divulgada na terça-feira (10), mostra Kamala à frente, com 1 ponto percentual. No entanto, Trump já ultrapassou a democrata entre os eleitores independentes (49% a 46%) e latinos (48% a 37%).

 

Kennedy chegou a ter 20% nas pesquisas, mas não passava de 5% quando desistiu, no dia 23 de agosto. Na época, segundo o site 538, um dos principais modelos de previsão eleitoral dos EUA, Kamala tinha 47,3% da preferência e a vantagem para Trump era de 3,7 pontos percentuais – o ponto mais alto da curva dela até agora. Hoje, ela tem 47,2%, e Trump foi de 43,6% para 44,4%.

Imagem: Arquivo

ROBERTO MONTEIRO PINHO - Jornalista, escritor, CEO em Jornalismo Investigativo, Ambientalista, Presidente da Associação Nacional e Internacional de Imprensa – ANI, Associação Emancipacionista da Região da Barra da Tijuca – AEBAT e Clube dos Jornalistas do Brasil CJB. Membro da ALB - Federação das Academias de Letras do Brasil, Técnico em Arbitragem. (Lei 9307/1996). Ex - Dirigente da Central Geral dos Trabalhadores – CGT, Observador para Assuntos sobre Liberdade de Imprensa no Parlamento Europeu e Direitos Humanos na ONU. Coordenador do Gabinete de Crise – ANI. Editor Executivo da Revista PeopleNews Brasil-USA, ANIBRPress.com, STANDERNews.com, Jornal TribunaToday.com. Titular de Portais, sites. Titular de blog de notícias Nacionais e Internacionais, blog Análise & Política. Repórter Correspondente de Guerra. CEO em editoria de jornais, revistas e obras literárias. Autor da obra: Justiça Trabalhista do Brasil (Edit. Topbooks), e dos livros e-book: “Os inimigos do Poder”, ”Mr. Trump na visão de um jornalista brasileiro”, “Superação”, “Quando ouço uma Canção” e “Manual da Emancipação”.

 

 

 

Por Jornal da República em 19/09/2024
Aguarde..