Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Pesquisa encomendada pela Secretaria de estado de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro mostra que 85% dos passageiros de carro por aplicativo defendem que o o uso do ar-condicionado deve ser obrigatório. O Instituto Brasmarket entrevistou 800 pessoas, em todo o estado, entre os dias 24 e 25 deste mês.
Só foram computados os dados das pessoas que disseram que usam as plataformas, que totalizaram 48% dos entrevistados, dos quais 75% não aprovam a cobrança de taxa extra para ligar o ar-condicionado. As mulheres são as mais insatisfeitas com a cobrança: 79,30% são contra pagar a mais pelo ar.
“A pesquisa demonstra que o trabalho da Sedcon está embasado na legislação, mas também no desejo do cidadão. Além de sermos guardiões da lei, estamos ao lado da sociedade”, afirmou o secretário de estado de Defesa do Consumidor, Guttemberg Fonseca.
A maioria, 73%, é a favor da utilização em todas as categorias. Além disso, 65% acreditam que a opção do ar deve ser do passageiro, contra 35% do motorista.
A Resolução
No dia 8 de janeiro, foi publicada resolução que proíbe a cobrança de taxa extra pelo uso do ar-condicionado em carros de aplicativo. Pela nova determinação, logo que o usuário pede o carro, as informações precisam estar bem visíveis. Porém, enquanto as plataformas não deixam claro se os veículos têm ou não ar-condicionado, todo motorista deve manter o aparelho ligado durante a corrida. Só pode desligá-lo se o passageiro pedir.
Se ficar constatado o desrespeito à resolução, serão aplicadas as sanções cabíveis, como multa de até R$ 10 milhões até a suspensão do aplicativo.
Fonte: Marcelle Justo/ Ascom Assessoria
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!