PESQUISAS: Câmara aprova PL que pode punir Institutos de Pesquisas

PESQUISAS: Câmara aprova PL que pode punir Institutos de Pesquisas

Nesta terça-feira (1810), a Câmara dos Deputados acelerou a votação do projeto que criminaliza a divulgação de pesquisas eleitorais quando os resultados da votação fugirem da margem de erro indicada pelos levantamentos. Foram 295 votos favoráveis, 120 contrários e uma abstenção.

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Casa, colocou em votação um requerimento de 2014 que pedia urgência para a votação do projeto. Assim, a proposta pôde ir direto ao plenário, ser passar pelas comissões.

De acordo com o parlamentar, a intenção não é votar o texto de 2011, mas construir um novo, tratando sobre o tema. Ele também garantiu que não haverá punição aos institutos de pesquisa na nova proposta.

“Estamos votando o requerimento de urgência de um projeto mais antigo, nada a ver com o mérito do que vai ser discutido. Fizemos o compromisso com os líderes da base hoje e com os líderes da oposição vamos sentar para dialogar sobre o texto de mérito desse projeto. Depois do texto resolvido ele vem ao plenário quando tiver com o mínimo acordado possível”, disse o presidente da Câmara.

Da Editoria/Agência Câmara/Reuters/Imagem: Redes Sociais

 

Por Jornal da República em 19/10/2022
Aguarde..