Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, foi eleito, presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). A eleição da presidência foi feita por aclamação durante a 3ª Reunião Ordinária do colegiado, realizada na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília. O subprocurador-geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas, Marfan Martins Vieira, representou o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, na reunião.
Jarbas assumirá o posto ocupado por César Mattar Júnior, PGJ do Pará. Ele foi candidato único, depois que o outro concorrente ao cargo, o PGJ do MPDFT, Georges Seigneur, retirou sua candidatura em um gesto para reforçar a unidade do Ministério Público. Jarbas Soares deverá tomar posse na próxima reunião do CNPG, marcada para o dia 15 de maio. Seu mandato vai até dezembro de 2024, quando encerra seu mandato como chefe do MPMG.
"Esta eleição representa para mim o coroamento de toda a minha dedicação ao Ministério Público brasileiro; são 35 anos da minha juventude voltados à nossa instituição", disse Jarbas Soares, que ressaltou: "A luta é contínua para o nosso MP brasileiro, jamais podemos esquecer que o MP será sempre uma obra inacabada. Agora, são outros e novos desafios, dentre eles a necessidade de participar dos debates no congresso nacional".
O presidente do CNPG, César Mattar Jr., comentou a importância da união para superar os obstáculos que a instituição ciclicamente tem que enfrentar. "É um dia de festa e mais uma demonstração verdadeira de unidade do Ministério Público. O CNPG, dando mostra de maturidade histórica, conseguiu caminhar para unificar pensamentos e objetivos", celebrou o presidente do CNPG.
Durante a reunião, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu apoio dos MPs estaduais no sentido de intensificar a fiscalização da disponibilidade de vagas em creches dos municípios, bem como discutiu uma proposta para aprimorar o controle da violência policial nos estados. No encontro também foram aprovados enunciados relacionados à atuação eleitoral do MP, elaborados pelo Grupo Nacional de Coordenadores Eleitorais (GNACE/CNPG).
Por MPRJ
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!