PGJ de MG, Jarbas Soares, é eleito presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais

PGJ de MG, Jarbas Soares, é eleito presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais

O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, foi eleito, presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União  (CNPG). A eleição da presidência foi feita por aclamação durante a 3ª Reunião Ordinária do colegiado, realizada na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília. O subprocurador-geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas, Marfan Martins Vieira, representou o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, na reunião.

Jarbas assumirá o posto ocupado por César Mattar Júnior, PGJ do Pará. Ele foi candidato único, depois que o outro concorrente ao cargo, o PGJ do MPDFT, Georges Seigneur, retirou sua candidatura em um gesto para reforçar a unidade do Ministério Público. Jarbas Soares deverá tomar posse na próxima reunião do CNPG, marcada para o dia 15 de maio. Seu mandato vai até dezembro de 2024, quando encerra seu mandato como chefe do MPMG.

"Esta eleição representa para mim o coroamento de toda a minha dedicação ao Ministério Público brasileiro; são 35 anos da minha juventude voltados à nossa instituição", disse Jarbas Soares, que ressaltou: "A luta é contínua para o nosso MP brasileiro, jamais podemos esquecer que o MP será sempre uma obra inacabada. Agora, são outros e novos desafios, dentre eles a necessidade de participar dos debates no congresso nacional".

O presidente do CNPG, César Mattar Jr., comentou a importância da união para superar os obstáculos que a instituição ciclicamente tem que enfrentar. "É um dia de festa e mais uma demonstração verdadeira de unidade do Ministério Público. O CNPG, dando mostra de maturidade histórica, conseguiu caminhar para unificar pensamentos e objetivos", celebrou o presidente do CNPG.

Durante a reunião, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu apoio dos MPs estaduais no sentido de intensificar a fiscalização da disponibilidade de vagas em creches dos municípios, bem como discutiu uma proposta para aprimorar o controle da violência policial nos estados. No encontro também foram aprovados enunciados relacionados à atuação eleitoral do MP, elaborados pelo Grupo Nacional de Coordenadores Eleitorais (GNACE/CNPG).

Por MPRJ

 

Por Jornal da República em 23/04/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

“Sou 100% Bolsonaro”, diz Clarissa Garotinho em convenção
24 de Julho de 2022

“Sou 100% Bolsonaro”, diz Clarissa Garotinho em convenção

Deputado quer tirar benefícios fiscais de plataformas que incentivem a pedofilia
03 de Abril de 2022

Deputado quer tirar benefícios fiscais de plataformas que incentivem a pedofilia

BBB24: Expulsão de Wanessa mascara atitude de Beatriz
02 de Março de 2024

BBB24: Expulsão de Wanessa mascara atitude de Beatriz

Cantor de Funk CALL lança sua mais recente música
26 de Março de 2024

Cantor de Funk CALL lança sua mais recente música "Na Madrugada"

Aguarde..