Pichadores atacam patrimônio cultural: Sala Cecília Meireles é alvo de vandalismo após revitalização

Parceria entre Funarj e Comlurb é prejudicada pela ação criminosa

Pichadores atacam patrimônio cultural: Sala Cecília Meireles é alvo de vandalismo após revitalização

  Uma parceria entre a Fundação Anita Mantuano de Artes do Rio de Janeiro (Funarj) e a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) visava revitalizar a Sala Cecília Meireles, na rua que conduz à icônica escadaria de Selarón. No entanto, os esforços conjuntos para remover pichações e restaurar a beleza do espaço foram frustrados pela ação irresponsável dos pichadores.

Após um trabalho meticuloso de limpeza realizado pela Funarj em colaboração com a Comlurb, a lateral da Sala Cecília Meireles foi devolvida à sua forma original, livre de pichações e danos. Contudo, em um flagrante desrespeito ao patrimônio cultural da cidade, os pichadores retornaram e vandalizaram novamente o local, desfazendo o trabalho árduo e dedicado das equipes envolvidas.

Diante dessa lamentável situação, a Funarj e a Comlurb manifestam sua indignação e repúdio ao vandalismo que prejudica os esforços de revitalização de espaços culturais tão importantes para a cidade do Rio de Janeiro. Além disso, convocaram a comunidade para se unir na defesa e preservação do patrimônio urbano e cultural, denunciando atos de vandalismo às autoridades competentes.

A Funarj e a Comlurb reiteram seu compromisso de continuar trabalhando para manter e valorizar o rico patrimônio cultural do Rio de Janeiro, e solicitam o apoio da imprensa e da população na divulgação desse apelo por conscientização e respeito ao espaço público.

 

Por Jéssica Porto

Por Jornal da República em 03/05/2024
Aguarde..