Planalto age para não ter surpresas

Planalto age para não ter surpresas

 

 

Barbas de molho

O presidente Lula e seu núcleo político não querem pagar pra ver e já colocaram a articulação em campo para que o projeto de lei complementar do novo arcabouço fiscal seja aprovado sem "traumas". Nesse primeiro momento, caberá à bancada do PT dar o exemplo de coesão em torno da matéria.

A sorte está lançada

O texto preliminar do relatório do novo arcabouço fiscal vai ser apresentado, na noite desta segunda-feira, 15, pelo relator, o deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA), em reunião a porta fechada, com os líderes partidários do Congresso Nacional e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Vai depender do resultado desse encontro a data em que o parecer final vai à votação no plenário da Câmara dos Deputados.

Compromisso 

O PLP 93/23, que trata-se do novo arcabouço fiscal do país, é a grande aposta do governo para dar um novo status para a economia, mas a proposta vai passar por ajustes para poder ter êxito em plenário, mandou dizer o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e o próprio Cajado. A defesa dos mais céticos é que haja um mecanismo que comprometa o governo ao cumprimento da meta de resultado primário.

É cada descoberta que assusta 

Reportagem do Estadão publicada neste fim de semana trouxe à tona mais um indício de corrupção do governo de Bolsonaro: a compra de 19 toneladas de bisteca que iria compor a cesta básica de indígenas do Vale do Javari, no interior do Amazonas, mas que nunca chegaram. A atual presidente da Funai, Joenia Wapichana, mandou investigar a denúncia.

Pra bom entendedor...

Em entrevista nesta segunda-feira, 15, ao grupo BandNews, o presidente da Câmara, Arthur Lira, deu pistas de que o PL das Fake News vai demorar a entrar na pauta de votação da casa. Porque? Segundo ele, "sem clima político para votar a matéria".

Comissões

Lira, no entanto, garantiu que até depois de amanhã, 17, devem começar a funcionar na Câmara três CPIs: a que vai investigar a manipulação de resultados de partidas de futebol; a sobre a fraude nas lojas Americanas; e a sobre a atuação do MST.

Mais transparência

No dia em que completa 11 anos, nesta terça-feira, 16, a Lei de Acesso à Informação vai passar por reformulação com a assinatura de três decretos do presidente Lula para reforçar a transparência dos dados públicos e o combate à corrupção, além de criar o Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à informação e também a Política de Transparência e Acesso à informação da Administração Pública Federal.

Alerta

O Ministério da Agricultura comunicou, hoje, que o Brasil registrou dois casos de gripe aviária em aves silvestres no litoral do Espírito Santo. O informe foi acompanhado do anúncio do estado de alerta no país para que se prepare e reforce a vigilância sanitária nacional.

Mais uma frente

Vai ser recriada amanhã, 16, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar mista em defesa dos bancos públicos. A iniciativa é da deputada federal Erika Kokay (PT-DF) e tem como objetivo debater a importância destes agentes financeiros para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Tragédia palestina

Sessão solene amanhã, no Senado, vai reunir autoridades brasileiras, diplomatas e lideranças árabes para relembrar os 75 anos do Nakba, quando o povo palestino foi praticamente expulso de suas terras como consequência do conflito entre Israel e Palestina. Nessa mesma época, surgiu o Estado de Israel. A solenidade tem como anfitrião o senador Omar Aziz (PSD-AM), que tem descendência árabe.

 

Por Coluna Valéria Costa em 15/05/2023
Aguarde..