Polícia Civilda 42ª DP (Recreio) prendem homens com carga de painéis solares adquiridos fraudulentamente

Policiais Civis da 42ª DP prenderam no final da tarde da última quarta-feira CLEITON FRIDMAN TEIXEIRA RAMOS, de 40 anos, e FABRÍCIO PIRES DUARTE, VULGO GULY, de 38 anos, os quais tentavam vender uma carga de equipamentos de captação de energia solar avaliada em 365 mil reais, que havia sido adquirida fraudulentamente em nome de uma conhecida empresa do ramo de material de construção com escritório no Recreio dos Bandeirantes.

A prisão ocorreu em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e os agentes recuperaram parte significativa da carga.

Restou apurado que um grupo de estelionatários utilizou ilicitamente os documentos de uma grande empresa do ramo de materiais de construção e conseguiu enganar o fornecedor dos produtos, que possui sede no Estado de São Paulo, e uma financeira. Dessa forma, apresentando-se como responsáveis legais da empresa, os golpistas conseguiram adquirir 365 mil reais de equipamentos de captação de energia solar financiados pela referida financeira.

O material estava empilhado numa rua sem saída, com poucas habitações por perto, e os indivíduos capturados estavam no local tentando vender os produtos por metade do valor da nota.

As investigações indicam que a quadrilha vem agindo reiteradamente, usando esse mesmo modus operandi para adquirir fraudulentamente produtos de diversos ramos comerciais, ludibriando empresários de outras unidades da federação, que fornecem os produtos acreditando que estão negociando com os verdadeiros representantes de grandes empresas estabelecidas no Rio de Janeiro.

Há indícios de que os estelionatários contam com o apoio da estrutura criminosa que explora atividades de milícia na região de Campo Grande e adjacências.

O investigado FABRÍCIO PIRES DUARTE, VULGO GULY, foi indiciado pela Delegacia de Homicídios como um dos autores da morte de BRUNO ALVES DA SILVA, ocorrida em 2022, dentro de um restaurante na Avenida Olegário Maciel, na Barra da Tijuca, e possui outras anotações criminais. Seu comparsa, CLEITON FRIDMAN também possui anotações criminais.

Os dois indivíduos foram autuados em flagrante pela prática do crime de receptação qualificada e serão encaminhados ao sistema penitenciário para permanecerem à disposição da Justiça.

As investigações prosseguem para alcançar outros integrantes da quadrilha, bem como outros delitos praticados pelo grupo criminoso.

Por Jornal da República em 05/06/2023
Aguarde..