Politicagem Politiqueiros e Políticos de palanque

Politicagem Politiqueiros e Políticos de palanque

Existem várias formas de definir e separar políticos, mas aqui estão algumas possíveis definições para os termos mencionados:

- Politicagem: essa palavra tem conotação pejorativa e geralmente se refere a práticas políticas corruptas, desonestas ou oportunistas. Alguns exemplos de politicagem seriam a compra de votos, a troca de favores pessoais por votos ou cargos políticos, a mentira deslavada na campanha eleitoral, entre outros comportamentos que desrespeitam a ética e a boa governança.

- Politiqueiros: esse termo também é usado de forma negativa e muitas vezes se relaciona com a politicagem. Os politiqueiros seriam políticos que agem em benefício próprio ou de seus grupos, visando vantagens pessoais, poder ou imagem, em vez de pensar no bem comum e na resolução dos problemas da sociedade. Os politiqueiros também costumam ser criticados por serem pouco preparados ou incompetentes para os cargos que ocupam, além de serem adesistas ou voláteis em relação às suas convicções ideológicas.

- Políticos de palanque: essa expressão pode ter diferentes significados, mas geralmente se refere a políticos que fazem discursos inflamados ou sedutores em eventos públicos, como comícios, carreatas, debates, manifestações, etc. Os políticos de palanque costumam usar um tom emocional, apelando para a raiva, o medo, a esperança ou a confiança dos eleitores, e muitas vezes simplificam ou exageram a realidade para gerar impacto. Essa estratégia pode ser eficaz para conquistar votos no curto prazo, mas pode criar expectativas impossíveis de cumprir ou gerar conflitos no futuro. Alguns críticos da política argumentam que os políticos de palanque contribuem para a polarização, a baixa qualidade do debate e a desconfiança dos cidadãos em relação à política.

Por: Arinos Monge.

Por Coluna Arinos Monge em 31/03/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..