Porto do Açu só irá beneficiar a Vale do Rio Doce e o Estado do Espírito Santo caso a Ferrovia EF 118 não tenha o traçado original saindo da Baixada Fluminense passando pelo COMPERJ políticos do Rio tem que tomar providências

Porto do Açu só irá beneficiar a Vale do Rio Doce e o Estado do Espírito Santo caso a Ferrovia EF 118 não tenha o traçado original saindo da Baixada Fluminense passando pelo COMPERJ políticos do Rio tem que tomar providências

  UM VERDADEIRO DESASTRE PARA A INFRAESTRUTURA FERROVIÁRIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NA PRIMEIRA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA ANTT SOBRE A EF 118 (ON LINE) NO DIA 27/01/2025 PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS E RECOLHER SUGESTÕES 

Nesta primeira audiência pública ficou caracterizado que a Agência só tem interesse em formular critérios para construção e operação da EF 118 no trecho Norte que ligará o Estado do Espírito Santo ao Porto de Açu em Barra de São João (RJ), como ficou bem demonstrado na apresentação. 

A proposta sugerida pela ANTT irá beneficiar diretamente a empresa Vale e ao Estado do Espírito Santo, e, por consequência, aniquilar toda a infraestrutura ferroviária do Estado do Rio de Janeiro, concedida à Empresa Ferroviária.

Central Atlântica, que desde 2007 está inoperante.
Não foi feita nenhuma proposta em relação ao trecho Sul contemplando a ligação do Porto de Açu a Nova Iguaçu/Porto de Itaguaí, bem como a ligação ferroviária entre o Porto de Jaconé-Maricá(RJ) a Rio Bonito (RJ) com extensão de 35km, desconsiderando   o contrato de adesão entre a ANTT e a empresa DTA assinado em 2023. 

Fiquei indignado com a posição do representante do Governo do Estado do Rio de Janeiro que em sua intervenção em nenhum momento abordou a importância do trecho Sul. Espero que essa seja uma posição isolada e não represente a posição do Governador Cláudio Castro, caso contrário a mesma demonstraria uma subserviência aos interesses da Vale e por consequência a falência total da logística ferroviária no Estado, prejudicando a futura ligação do Porto de Jaconé-Maricá ao Município de Rio Bonito, Porto este que poderá ser a maior base logística de carga no Estado.

Estejamos presentes na terceira Audiência Pública da ANTT no Rio de Janeiro no próximo dia 31 de janeiro às 14 h na sede da Firjan para garantir que o Estado do Rio de Janeiro volte a ser um polo de logística ferroviária e portuária da Região Sudeste.

End: Av. Graça Aranha 1
Carlos Santana

Por Jornal da República em 30/01/2025
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