Porto do Açu só irá beneficiar a Vale do Rio Doce e o Estado do Espírito Santo caso a Ferrovia EF 118 não tenha o traçado original saindo da Baixada Fluminense passando pelo COMPERJ políticos do Rio tem que tomar providências

Porto do Açu só irá beneficiar a Vale do Rio Doce e o Estado do Espírito Santo caso a Ferrovia EF 118 não tenha o traçado original saindo da Baixada Fluminense passando pelo COMPERJ políticos do Rio tem que tomar providências

  UM VERDADEIRO DESASTRE PARA A INFRAESTRUTURA FERROVIARIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NA PRIMEIRA AUDIÊNCIA PUBLICA DA ANTT SOBRE A EF 118 (ON LINE) NO DIA 27/01/2025 PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS  E RECOLHER SUGESTÕES 
Nesta primeira audiência pública ficou caracterizado que a Agência só tem interesse em formular critérios para construção e operação da EF 118 no trecho Norte que ligará o Estado do Espírito Santo ao Porto de Açu em Barra de São João (RJ), como ficou bem demonstrado na apresentação. 
A proposta sugerida pela ANTT irá beneficiar diretamente a empresa Vale e ao Estado do Espírito Santo, e, por consequência aniquilar toda a infraestrutura ferroviaria do Estado do Rio de Janeiro, concedida à Empresa Ferroviaria 
Central Atlântica, que desde 2007 está inoperante.
Não foi feita nenhuma proposta em relação ao trecho Sul contemplando a ligação do Porto de Açu a Nova Iguaçu/Porto de Itaguaí, bem como a ligação ferroviaria entre o Porto de Jaconé-Maricá(RJ) a Rio Bonito (RJ) com extensão de 35km, desconsiderando   o contrato de adesão entre a ANTT e a empresa DTA assinado em 2023. 
Fiquei indignado com a posição do representante do Governo do Estado do Rio de Janeiro que em sua intervenção em nenhum momento abordou a importância do trecho Sul. Espero que essa seja uma posição isolada e não represente a posição do Governador Cláudio Castro, caso contrário a mesma demonstraria uma subserviência aos interesses da Vale e por consequência a falência total da logística ferroviaria no Estado, prejudicando a futura ligação do Porto de Jaconé-Maricá ao Município de Rio Bonito, Porto este que poderá ser a maior base logística de carga no Estado.
Estejamos presentes na terceira Audiência Pública da ANTT no Rio de Janeiro no próximo dia 31 de janeiro às 14 h na sede da Firjan para garantir que o Estado do Rio de Janeiro volte a ser um pólo de logística ferroviaria e portuária da Região Sudeste.
End: Av. Graça Aranha 1
Carlos Santana

Por Gestão, Governança e Empreendedorismo em 30/01/2025
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