Prefeito de Itaperuna revela em vídeo, acordo político para nomear secretário

Segundo Alfredão, suplente do Cidadania assumiria uma cadeira na Câmara, caso não apoiasse ''candidatos de fora''

Prefeito de Itaperuna revela em vídeo, acordo político para nomear secretário

De O Mural - Um vídeo publicado nas redes sociais nos últimos dias, aumentou a temperatura na política do município de Itaperuna, no Noroeste Fluminense.

Em 1min20seg de vídeo, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão (PSD), relata arranjos políticos para a composição do secretariado com vereadores e suplentes, que assumiriam funções no Executivo e no Legislativo. As publicações feitas nos perfis do Facebook do ex-prefeito Marcus Vinícius e do empresário Kadu Novaes, geraram uma série de compartilhamentos e comentários, a maioria deles criticando a postura do prefeito, que segundo denúncias, estaria trocando cargos por apoio ao filho Murilo Gouvêa, ex-secretário de Governo e pré-candidato à Câmara dos Deputados pelo União Brasil.

O lançamento oficial da candidatura de Murilo está previsto para o próximo dia 9, às 19h, na Ilha do Cisne.

A divulgação do vídeo levou à uma Nota de Repúdio assinada pela presidente do partido Cidadania, Fernanda Malafaia Pimentel, em relação às declarações do prefeito.

Nela, a presidente afirma que o prefeito “expõe publicamente como foi feita a indicação de um novo secretário de Indústria e Comércio”. Também cita que até o momento não ocorreu qualquer manifestação pública do vereador Glauber (Glauber Pessoa Bastos, do Cidadania) e do suplente Welliton do Frango, citados pelo prefeito em possíveis negociações políticas.

Fernanda Pimentel reitera que o partido “não faz parte do governo, não negocia cargos comissionados e desconhece as supostas negociações”.

O trecho publicado nas redes sociais foi extraído do vídeo que está no canal oficial da Câmara de Itaperuna, no YouTube. A gravação foi durante a sessão ordinária do dia 1º de junho, quarta-feira, quando o prefeito dava “posse simbólica” a um novo secretário.

Após o expediente normal, deu-se início o ato de “posse”, quando o prefeito foi convidado a discursar. Com 1h59min de vídeo, tem início a parte em que Alfredão cita acordos para a ocupação de cargos.

Nesse momento ele diz que se o suplente de vereador Welliton do Frango (Cidadania), não apoiasse um “candidato de fora”, teria assumido a cadeira no lugar do vereador Glauber (que supostamente seria indicado para a pasta do Desenvolvimento Indústria e Comércio).

- Quem ia sentar no banco aqui seria o Welliton do Frango, uma pessoa que eu tenho uma estimação muito grande e gosto muito dele. Mas ele tinha compromissos assumido com outros candidato. Como que eu ia colocar o Welliton aqui, que ele assumiu compromisso com outros candidato?

Candidato de fora, com todo o respeito que eu tenho, isso aí é uma decisão dele. Ele entendeu que a cadeira aqui na Câmara não seria tão importante quanto os candidato que está com ele.

E ele continua sendo meu amigo, eu continuo gostando dele. Porque não devemos criar aresta. Porque o amanhã a Deus pertence. (*)

Além de compartilhado nas redes sociais, o vídeo ganhou outras mídias, como o blog Flávia Pires, que já havia publicado informações sobre articulações para que o vereador Glauber assumisse a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, o que segundo o blog foi classificado como “fake news”, pelo vereador.

Murilo Gouvêa, filho do prefeito de Itaperuna é pré-candidato a deputado federal. Ele é bastante ativo em seus perfis nas redes sociais, porém até o fechamento da matéria, não havia respondido à nossa tentativa de contato, feita no “privado”.

Nos perfis existem textos, fotos e vídeos de encontros e reuniões com políticos, empresários e cidadãos das cidades do Norte e Noroeste do Estado e da capital.

O pré-candidato publicou também fotos do período em que era secretário municipal, inclusive ao lado de outros integrantes do Governo, como o vice-prefeito de Itaperuna, Emanuel Medeiros da Silva, o Nel, e seu próprio pai, além de vereadores da base aliada ao governo, como o vereador Adenilson Zacharias (DC).

Na testeria de seu perfil do Facebook, Murilo Gouvêa utiliza a foto de uma obra com o brasão da Prefeitura aplicado sobre ela, vinculando sua imagem como pré-candidato, ao governo municipal e à realização de obras. Essa é a mesma imagem que figura na testeira do perfil do prefeito Alfredão, seu pai, no Facebook.

Essa não é a primeira denúncia envolvendo o prefeito e seu filho. Em novembro do ano passado, o portal O Rebate publicou denúncias sobre nomeações em troca de apoio político além de um possível pedido de propina.

A denúncia a respeito da suposta propina teria sido feita por um empresário da Cidade ao Ministério Público, contra o secretário de Obras e contra Murilo Gouvêa.

A reportagem tentou entrar em contato com o prefeito e seu filho, por e-mail e por mensagem privada no Facebook, mas não obteve nenhuma resposta até o fechamento da matéria.

(*) O trecho da fala do prefeito foi transcrito exatamente como foi falado, da tribuna da Câmara.

Clique aqui e assista à parte em que o prefeito passa a falar sobre o acordo político, em 1:59:0.

Por Jornal da República em 07/06/2022
Aguarde..