Prefeitura de Niterói participa de seminário sobre fundos soberanos no Rio

Prefeitura de Niterói participa de seminário sobre fundos soberanos no Rio

A Prefeitura de Niterói participou, nesta sexta-feira (9), do seminário “Fundos Soberanos e a Agenda Climática: Desafios e Oportunidades”. Organizado pelo Fórum de Fundos Soberanos Brasileiros (FFSB), o evento aconteceu na Casa G-20, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. O objetivo foi promover discussões e debates sobre o papel dos fundos soberanos no atual contexto de mudanças climáticas. O fundo soberano é um mecanismo de resiliência fiscal para garantir suficiência financeira frente às oscilações decorrentes da volatilidade da receita de royalties.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve na abertura do seminário e falou sobre a experiência do Fundo de Equalização da Receita (FER), o fundo soberano de Niterói, criado em 2019. A secretária municipal de Fazenda, Marília Ortiz, fez a mediação do painel “Fundos Soberanos e estratégia para investimento na economia real”.

Atualmente, existem oito iniciativas de fundos soberanos no Brasil: os fundos dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e os fundos municipais de Niterói (RJ), Maricá (RJ), Ilhabela (SP), Congonhas (MG), Itabira (MG) e Conceição do Mato Dentro (MG). Juntos, estes fundos soberanos administram mais de R$ 7 bilhões.

O seminário teve debates sobre a viabilidade de que os recursos dos fundos sejam investidos em projetos estruturantes em âmbito local ou regional. Neste sentido, a presença da agenda climática proporciona desafios e oportunidades para a realização de projetos sustentáveis e resilientes.

O seminário “Fundos Soberanos e a Agenda Climática: Desafios e Oportunidades” teve cinco painéis e a presença de palestrantes como a secretária nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ana Toni. O evento contou ainda com a presença de gestores municipais e estaduais, órgãos de controle e reguladores, órgãos internacionais relevantes sobre o tema, e outros agentes do ecossistema de investimentos sustentáveis do qual os fundos soberanos fazem parte.

O seminário proporcionou a troca de experiências e reflexões sobre o papel dos fundos para o desenvolvimento local e regional, investimentos sustentáveis, a agenda do G-20 e debates que serão realizados na COP 30, em 2025.

O Fórum de Fundos Soberanos Brasileiros (FFSB) é uma parceria entre os oito entes federativos que possuem fundos soberanos, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Jain Family Institute (JFI), uma instituição de pesquisa aplicada sem fins lucrativos sediada em Nova Iorque. O FFSB tem, entre seus objetivos, definir princípios comuns que orientem a gestão dos fundos em termos de desenvolvimento sustentável, boa governança e fortalecimento institucional. 

 

Fotos: Bruno Eduardo Alves

 

Por Jornal da República em 09/08/2024
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Itaboraí ganha Café do Trabalhador e ônibus com tarifa gratuita
11 de Novembro de 2023

Itaboraí ganha Café do Trabalhador e ônibus com tarifa gratuita

JARDIM GRAMACHO Renasce: Um Exemplo de Recuperação Ambiental para o BRASIL
02 de Abril de 2024

JARDIM GRAMACHO Renasce: Um Exemplo de Recuperação Ambiental para o BRASIL

Evento Natal Solidário da Cruz Vermelha de Nova Iguaçu: Alberto Aquino e Augusto Vargas fortalecem a iniciativa de solidariedade
20 de Dezembro de 2023

Evento Natal Solidário da Cruz Vermelha de Nova Iguaçu: Alberto Aquino e Augusto Vargas fortalecem a iniciativa de solidariedade

Deputado vai pedir  ao ministro das Relações Exteriores rapidez na implantação da Corte de Haia no Rio
04 de Novembro de 2022

Deputado vai pedir ao ministro das Relações Exteriores rapidez na implantação da Corte de Haia no Rio

Aguarde..