Prefeitura do Rio vai investir na requalificação urbana da Saara

Prefeitura do Rio vai investir na requalificação urbana da Saara

A Prefeitura do Rio fará a requalificação urbana do Polo Comercial da Saara, que prevê melhorias em 190 mil m², na área da Praça da República, da Avenida Presidente Vargas, da Avenida Passos e da Rua da Constituição. O anúncio das intervenções foi feito pelo prefeito Eduardo Paes e pelo secretário municipal de Infraestrutura, Jorge Arraes, durante almoço com empresários da região nesta quinta-feira (23/09).

– A Saara precisa da reconstrução da sua infraestrutura, que é muito antiga. Tem que reconstruir a rede de esgoto e de drenagem, por exemplo, e há mudanças estéticas. Se ainda tem um lugar em que o pulmão ainda respira e o coração ainda bate de forma intensa é na Saara, que consegue sobreviver diante de tantas dificuldades como a pandemia – declarou Paes.

A Saara vai ganhar nova drenagem, iluminação e calçamento. Nas ruas exclusivas para pedestres, como Alfândega, Senhor dos Passos e vias transversais, o piso será nivelado para proporcionar acessibilidade à população. Já a Rua Tomé de Souza ganhará uma praça linear arborizada e com bancos.

A Rua Buenos Aires receberá nova pavimentação, ordenamento das baias de estacionamento ao longo da via e esquinas em piso elevado, beneficiando a travessia dos pedestres. A Avenida Passos, que hoje recebe a maior parte dos veículos e ônibus que circulam pelo Centro, terá três pistas de rolamento, uma para BRS e duas de veículos, proporcionando calçadas mais largas que serão requalificadas e arborizadas. Ao todo, as intervenções preveem melhorias em cerca de 40 mil m² de vias.

O projeto está sendo finalizado pela Rio-Urbe para, em seguida, passar pelo processo licitatório de contratação da empresa responsável pela obra.

– Como prioridade, temos a recuperação da infraestrutura dessa região. Estamos falando das redes de água, gás, telefonia, fibra. E, depois, a requalificação urbana com a proposta de uma organização diferente da que temos hoje aqui, com prioridade para o pedestre – destacou o secretário de Infraestrutura, Jorge Arraes, explicando como a obra, prevista para o ano que vem, vai ocorrer. – Ela será realizada em três etapas, para não provocar transtorno maior para o trânsito e o comércio local – ressaltou.

Presidente do Polo Saara, Eduardo Blumberg agradeceu o prefeito pela iniciativa:

– Estamos muito felizes. Pedimos apenas um portal e está vindo essa obra de infraestrutura.

Também participaram do evento os secretários de Planejamento Urbano, Washington Fajardo, e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, além do subprefeito do Centro, Leonardo Pavão.

Projeto sancionado

Durante o encontro, Paes sancionou o Projeto de Lei Nº 418/2021, que prorroga o prazo para o contribuinte daquela região cumprir as exigências e manter a isenção do IPTU dos imóveis de interesse histórico, cultural ou de preservação paisagística.

Para ter direito ao benefício, os imóveis deverão estar em bom estado de conservação e com suas características arquitetônicas e decorativas respeitadas. (Do Portal da Prefeitura/Foto: Beth Santos)

 

Por Jornal da República em 24/09/2021
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Centro de Referência de Atendimento à mulher de Araruama promove evento sobre o programa “Sinal Vermelho” no combate à violência doméstica
16 de Setembro de 2021

Centro de Referência de Atendimento à mulher de Araruama promove evento sobre o programa “Sinal Vermelho” no combate à violência doméstica

São Gonçalo destaca a mulher em eventos ligados à Saúde
07 de Março de 2022

São Gonçalo destaca a mulher em eventos ligados à Saúde

Nota de solidariedade ao Padre Omar
15 de Setembro de 2021

Nota de solidariedade ao Padre Omar

Prefeitura de Niterói realiza fiscalização de ônibus no Terminal João Goulart
28 de Março de 2025

Prefeitura de Niterói realiza fiscalização de ônibus no Terminal João Goulart

Aguarde..